MESA DIRETORA

Saul Spinelli assumirá a presidência do Legislativo em 2020

Na noite desta quinta-feira (26), no Plenário Sete de Agosto da Câmara Municipal, ocorreu o ato de posse da Mesa Diretora para o ano de 2020. O vereador Saul Spinelli (PSB), assume a presidência da Casa Legislativa no próximo ano. Os demais parlamentares a compor a Mesa junto ao novo presidente na gestão 2020 serão:  vereador Ronaldo Rosa (SD),  vice-presidente; Roberto Gabriel Toson (PSD), 1º Secretário; Eloí Costa (MDB), 2º Secretário; Rafael Colussi (DEM), 3º Secretário; João dos Santos (PSDB), 4º Secretário.

O Ato de transmissão da Mesa Diretora foi prestigiado pelos demais vereadores, Poder Executivo, autoridades e personalidades municipais, servidores e órgãos da imprensa. Saul assumirá oficialmente os trabalhos da Casa, junto à nova Mesa Diretora, a partir de 1º de janeiro de 2020.

O atual presidente do Legislativo, vereador Fernando Rigon (PSDB), afirmou que ao assumir este cargo de representar os 21 vereadores, fez com muita dedicação, amor e empenho. “Lideramos todos os vereadores, iniciamos o ano representando o Legislativo juntamente com o vice-presidente Evandro Meireles, na posse do Governador Eduardo Leite e temos muito o que nos orgulhar, fizemos nosso trabalho com muito boa intenção e o faremos com certeza até 31 de dezembro, tendo essa missão difícil de comandar o Legislativo que possui um orçamento de mais de 10 milhões”, salientou.

Saul, futuro presidente da Câmara, salientou que “é uma honra estar assumindo como presidente do Legislativo. Estou muito feliz com a confiança depositada pelos meus colegas para que eu pudesse conduzir os trabalhos deste ano, temos certeza de que iremos construir muitos projetos bons para toda a comunidade”, destacou.

Saul destacou que ao assumir o mandato, uma das principais ações dentro do Parlamento será a criação da Frente Parlamentar Regional de Defesa e Apoio às Pessoas com Câncer e seus familiares. O intuito será tratar com a Assembleia Legislativa, Câmara Federal e instituições de saúde, no que se refere a diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento do câncer. “Paralelo a isso nós também queremos, junto com o Executivo, instituições e a sociedade civil organizada, promover alguns debates sobre o fortalecimento da mulher vítima de violência com leis que já existem para empoderar e apoiar as instituições que estejam a disposição da mulher vítima de violência”, completou.

Outro tema que Saul deve trabalhar bastante, é a questão das leis federais, estaduais e municipais, junto ao núcleo de Nutrição da secretaria de Educação, para facilitar o acesso da alimentação saudável às crianças e adolescentes. De acordo com Saul, 30% das crianças brasileiras apresentam obesidade, além de outras disfunções como diabetes e hipertensão. Além disso, pesquisas de profissionais da medicina indicam casos de câncer ligados diretamente a alimentação rica em açúcar e gordura.

Saul também destacou assuntos que tratam da visibilidade do município em aspectos sociais, econômicos e políticos. Ele comentou que pretende aproximar representantes de Passo fundo e região em nível nacional para discutir demandas da cidade junto a empresários e outras entidades locais. “O município está entre as dez economias do estado e ela tem que ser vista com outros olhos em relação a suas demandas e isso nos ajuda e ajuda muito. Por isso que a Câmara tem a obrigação de aproximar o debate político com o debate empresarial”, enfatizou.

Saul finalizou seu espaço salientando a importância da aproximação de algumas das esferas componentes da sociedade civil. “Nós queremos promover no primeiro semestre de 2020, com o Executivo junto às entidades empresariais, uma reunião com os deputados da bancada federal. Independente de partidos e ideologias, visando aproximar a bancada das demandas dos empresários e trabalhadores de Passo Fundo e região. Esta será uma pauta iniciada pelo Parlamento, mas envolvendo as instituições”, declarou.

O prefeito em exercício, João Pedro Nunes, afirmou que Passo Fundo nos seus 168 de emancipação política, tem seu fortalecimento na Câmara, a Casa do Povo. “Toma posse hoje um homem querido pelas comunidades, respeitado pela vida toda e tem como seu objetivo, cuidar da vida, promover a vida. Saul Spinelli, tem uma visão coletiva e irá representar muito bem a casa”, argumentou.

A nova Mesa Diretora iniciará os trabalhos a partir de 1º de janeiro de 2020 e buscará organizar os procedimentos adotados pela gestão antes do início do Período Legislativo Ordinário, que inicia em 15 de fevereiro de 2020.

Breve histórico

O vereador Saul Spinelli, nasceu em 26 de setembro de 1969 em Porto Alegre. Jornalista e Radialista, foi eleito vereador em 2016 e cumpre o seu primeiro mandato. Saul foi presidente do Loteamento Professor Schisler, fundador do Bairro integração, presidente do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF).

Atuou ainda como presidente da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), coordenador da Associação de Bairros, Secretário Municipal Assistência Social. É um dos articuladores do Centro Oncológico Infanto Juvenil, onde atua até hoje como voluntário. Também é um dos participantes e organizadores do Natal Ecológico e voluntário em várias entidades assistenciais da cidade.

Como vereador, Spinelli foi integrante da Comissão de Constituição e Justiça, presidente da Comissão de Cidadania Cultura e Direito Humanos e membro de comissões provisórias que trataram do desenvolvimento e acolhimento de crianças de nossa cidade. É Casado com Cleomara Terra da Silva, pai de Roberta e Ana Vitória. Saul Spinelli recebeu em 2009 o título de Cidadão Passo-fundense desta Casa Legislativa, que hoje passa a presidir.

Foto: Comunicação Social / Câmara Municipal