DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER

Câmara apoia campanha de conscientização contra a doença

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo se engaja na campanha de conscientização e prevenção ao câncer. Nesta terça-feira (4) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, visando uma maior atenção aos riscos desta enfermidade por parte da população mundial. De forma que o Legislativo Municipal reforça a ideia de cada pessoa estar informada e atenta sobre os riscos do câncer.

A data (04/02) foi instituída pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2000. Segundo relata o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a iniciativa global foi oficializada por meio da Carta de Paris contra o câncer, com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença. Além disso, visa uma maior mobilização por parte das pessoas e governos pelo controle da patologia, evitando milhares de mortes pelo mundo.

Meta de redução de óbitos

O INCA revela que cerca de 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem a cada ano em decorrência do câncer. Deste total, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A entidade estima que 1,5 milhão de mortes por ano poderiam ser evitadas caso fossem tomadas medidas adequadas.

A OMS visa reduzir em 25% o índice de óbitos causados pela doença até 2025. Por isso, como membro da UICC, o INCA visa realizar discussões e ações de comunicação para reforçar a importância de uma atuação combativa ao câncer em níveis regional, nacional e mundial.

Arte: Comunicação Social / Câmara Municipal