HABITAÇÃO

Ação do Legislativo em Brasília agiliza solução para moradias na Beira-Trilho

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo, através do vereador Rudimar dos Santos (PCdoB), tem buscado soluções para o problema dos moradores que residem na comunidade “Beira-Trilho”, às margens da ferrovia que passa por dentro do município. O parlamentar esteve em Brasília-DF para cobrar um posicionamento oficial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo o parlamentar, esta posição é aguardada até o próximo mês de março.

O parlamentar ouviu dos representantes do DNIT e do Ministério da Infraestrutura a promessa de agilizar a solução deste complexo problema social. Rudimar recebeu como uma ação positiva a colocação de asfalto sobre os trilhos em alguns cruzamentos dos bairros Vera Cruz e Valinhos, no fim do ano passado. “Mas falta ainda esta posição oficial para conseguirmos regularizar a situação das 2,6 mil famílias que há anos lutam pelos seus direitos”, enfatizou o vereador.

Beira-Trilho

Nos últimos anos, constata-se crescimento considerável do número de moradores na localidade. Até 2010, por exemplo, segundo levantamento feito pela Comissão dos Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), em torno de 1,1 mil famílias moravam no local. Atualmente são cerca de 2,6 mil famílias que habitam no decorrer dos 15 quilômetros da linha férrea que corta Passo Fundo. Segundo a mesma pesquisa, o local é uma alternativa para quem não tem moradia desde os anos 1970.

Foto: Divulgação / gabinete Ver. Rudimar dos Santos (PCdoB)