GRANDE EXPEDIENTE

Colussi destaca ações na causa animal e o papel da Câmara junto à comunidade

O orador do Grande Expediente da Sessão Plenária desta quarta-feira (26) foi o vereador Rafael Colussi (DEM). Na tribuna, o parlamentar abordou temas como o andamento de iniciativas pela causa animal, além de destacar o papel do Parlamento junto à comunidade.

Colussi pontuou sobre uma de suas principais bandeiras de trabalho, a causa animal. No entanto, ponderou que, atualmente, tratar dos animais vai muito além de aplicar valores como atenção, amor e carinho, mas que diz respeito à saúde pública. Ele completou que essa conscientização contribui para que mais pessoas estejam atentas ao tratamento dado aos animais.

Nesse contexto, o vereador destacou ações de sua iniciativa como a criação da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, que atua junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM). Ele relatou que o setor vem prestando grande contribuição às questões ligadas aos animais, como resgates aos que sofrem maus tratos, problemas de saúde, dentre outros aspectos. Ele lembrou sobre a falta que a coordenadoria fazia para a pasta nestas demandas. “É importante ter a coragem para realizar as iniciativas, assim como a implantação da coordenadoria do Bem-Estar Animal, que até então não existia”, salientou.

Colussi comentou sobre o Projeto de Lei, de sua autoria em parceria com o vereador Patric Cavalcanti (DEM), que cria o programa de controle populacional de cães e gatos no município, aprovado na Câmara e sancionado pelo Executivo em 2019. Ele considera a lei um avanço no cuidado à saúde dos animais em Passo Fundo, somando às ações já praticadas. Por exemplo, o Fundo do Bem-Estar Animal, que o parlamentar considera ferramenta fundamental para fornecer recursos aos cuidados com os animais. Ele ainda citou o programa “É o Bicho”, onde além de ressaltar os resultados, sugeriu a retomada de ações como o atendimento gratuito em comunidades com reforço de médicos veterinários residentes. Também informou sobre a previsão estabelecida pelo Executivo da realização de, aproximadamente, 1,5 mil castrações em 2020, além de reforçar a expectativa do aumento de verbas para o programa. “Temos a esperança de que os recursos sejam dobrados para que mais animais sejam assistidos pelo programa”, colocou.

Durante seu espaço, o vereador sublinhou realizações de sua iniciativa em temas como saúde, educação e segurança pública, listando Indicações, projetos e emendas impositivas visando a melhoria em diversos setores da cidade. “Tenho na causa animal a minha bandeira, mas sem nunca esquecer das pessoas”, completou.

O vereador ainda salientou o Legislativo como agente fundamental na resolução de questões ligadas à população. Além de mencionar colegas que destinaram emendas impositivas ao programa de castração, ainda reforçou o papel da Câmara na relação com as pessoas. “O Parlamento possui a função de atender as demandas da comunidade e resolver os problemas, priorizando o trabalho, a dedicação e o respeito”, enfatizou.

Foto: Comunicação Social / CMPF