SESSÃO SOLENE

Câmara presta homenagem ao IE pelos 100 anos de atuação

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo prestou reconhecimento ao Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE) pelos 100 anos de atuação no ensino do município. A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira (11) no Plenário Sete de Agosto, sendo proposta pelo vereador Leandro Rosso (REPUBLICANOS).

O presidente do Legislativo, vereador Saul Spinelli (PSB), abriu a cerimônia reforçando o trabalho realizado pelo IE, parabenizando pelo seu centenário e destacando sua contribuição na educação de Passo Fundo. “Essa instituição vem contribuindo na formação de cidadãos exemplares, executando um trabalho eficiente e responsável na área da educação em nossa cidade”, declarou.

Leandro, proponente da homenagem, ressaltou na tribuna o papel exercido pela escola no decorrer dos seus 100 anos de atuação. Ele também frisou a representatividade da escola junto ao município nesse período. “É uma enorme responsabilidade expressar os múltiplos significados dessa instituição, que influenciou e influencia na formação individual e social pelos valores humanísticos de respeito, ética e liberdade, ao longo das gerações. Ela é berço de grandes profissionais e sua história se funde a história de Passo Fundo”, pontuou.

O parlamentar ainda comentou sobre nomes conhecidos da cidade que tiveram sua formação no IE, além de enfatizar a trajetória da instituição e apontar os seus principais valores. “Mais do que formar alunos, o IE ensina valores para formar cidadãos com um senso crítico e justo, homens e mulheres honrados, exemplos de cidadania”, completou.

Após a entrega da Placa de Honra ao Mérito, concretizando o reconhecimento pela Câmara Municipal, o diretor pedagógico do IE, Rubem Nei Rodrigues da Silva foi à tribuna. Em seu espaço, ele reforçou os agradecimentos pela homenagem em nome da instituição. O representante ainda salientou o quanto representa a instituição para quem foi estudante lá. “O legado do IE vai muito além dos muros da escola e se estende pelas ações de quem passou pela escola”, afirmou.

A solenidade contou com a realização do Momento Cultural, onde o coral Madrigal de Passo Fundo, regido pela maestrina Zoca Vargas fez sua apresentação. Eles executaram as canções “Salmo 142 – Com a minha voz, clamo ao Senhor”, com arranjo de Verner Geier, e “Olha para o céu – Música Sacra Brasileira”, com arranjo do maestro João Wilson Faustini. O momento ainda contou com um número surpresa dos alunos presentes do IE, interpretando o hino da escola.

Além dos parlamentares, participaram da cerimônia o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, o comandante do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Passo Fundo, Major Marco Antônio Morais, além de secretários do executivo e representantes do IE.

Sobre o IE

O Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo iniciou os trabalhos em 15 de março de 1920. A movimentação iniciou um ano antes, pelo trabalho do pastor da Igreja Metodista de Passo Fundo, Reverendo Jerônymo Daniel. Em meio ao desenvolvimento de seu trabalho, o missionário sentiu a necessidade de completa-lo com uma escola paroquial. O município, por conta disto, doou a praça Boa Vista, então local afastado, para efetivar sua implantação.

Em sua fundação, a instituição se chamava Instituto Ginasial de Passo Fundo, onde foram matriculados, na oportunidade, 121 alunos, sendo 63 meninos e 58 meninas. Neste momento dois paradigmas eram quebrados, sendo a primeira escola mista do município, e a primeira de orientação metodista em uma cidade de grande influência da Igreja Católica.

Em 1923, após campanha para angariar fundos, a escola pode construir dois prédios com 11 salas de aula, biblioteca, grêmio literário, salão nobre, secretaria, administração e internato com salas de estudo e refeitório. Em 1943 a escola passava a se chamar Colégio José Bonifácio do Instituto Educacional de Passo Fundo. Em 1979, o nome foi trocado para Instituto Educacional de Passo Fundo da Igreja Metodista – Escola de 1º e 2º Graus. Até que em 1996 a entidade passava a se chamar Instituto Educacional de Passo Fundo da Igreja Metodista. A rede conta com 14 escolas no Brasil, sendo quatro delas no Rio Grande do Sul.

Foto: Comunicação Social / CMPF