CORONAVÍRUS

Câmara Municipal busca credenciar mais leitos para o combate à COVID-19

Nesta segunda-feira (4), a Câmara Municipal de Passo Fundo, através do seu presidente, vereador Saul Spinelli (PSB), buscou realizar o credenciamento de mais leitos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Tendo a consciência de que esse é o momento de unir esforços no combate ao coronavirus, o Legislativo Municipal está fazendo a sua parte na busca do credenciamento de maior número de leitos de UTI junto ao SUS, para tratar o maior número possível de pacientes contaminados pelo COVID-19, na nossa cidade.

Segundo Spinelli, já existe o pedido do credenciamento destes leitos para as instituições de saúde do município, dos Hospitais São Vicente de Paulo (HSVP) e Hospital de Clinicas (HC). Além disso, é necessário que se faça esse credenciamento em virtude da disponibilização destes leitos para os pacientes sintomáticos do coronavirus.

O presidente do Legislativo ainda reforçou a importância da agilidade no atendimento dessa demanda, “para sairmos da zona vermelha de risco do coronavirus, nós precisamos atualizar os números do Estado e mostrar a realidade do número de leitos ocupados e ainda disponíveis para o tratamento, incluindo até mesmo as altas dos pacientes curados do coronavírus, e, para isso, é necessário que aconteça esse credenciamento”, salientou.

Já o deputado federal Pedro Westphalen garantiu que será iniciada imediatamente essa movimentação no que depender da Câmara Federal. Ela será feita visando providenciar toda a documentação necessária para a inclusão desses leitos nos registros oficiais do combate ao coronavirus, bem como a possibilidade de levantar alguns valores disponíveis para reforçar o caixa das Instituições de Saúde da cidade envolvidas diretamente no combate à essa pandemia.

Foto: Divulgação / CMPF