AÇÕES DA CÂMARA

Corredor de ônibus é ideia para melhoria do transporte público no município

O vereador Eloí Costa (MDB) possui grande identificação com a comunidade, tendo como uma de suas bandeiras a mobilidade urbana. Ele protocolou uma Indicação ao Executivo Municipal sobre realização de um estudo técnico para implementação de faixa exclusiva para ônibus no trecho central da Avenida Brasil. A proposta visa reduzir o fluxo de carros nesta parte da via, gerando um trânsito mais eficiente.

Para o parlamentar, o transporte público é elemento essencial da mobilidade urbana, tanto que ele entende que esse elemento é deficiente atualmente. Ele reforça que os veículos das frotas de ônibus do município necessitam de implementações como porta para cadeirantes, ar-condicionado, câmeras de monitoramento para maior segurança, além de radar para evitar carros de mesmo itinerário andando juntos.

Porém, uma implementação necessária para Eloí é um corredor de ônibus na parte central da cidade na avenida Brasil, pois ele trará várias melhorias. “Nós precisamos de um corredor de ônibus para que, na hora do congestionamento, eles não dividam espaço com carros menores, em especial no centro, levando os motoristas ao estresse”, salientou. Ele também lembra de situações como quando veículos especiais como polícia, Corpo de Bombeiros ou ambulâncias precisam trafegar com urgência, tendo mais espaço disponível na via.

Eloí ainda ressalta o fator ambiental, pois com um transporte público mais confiável, teria mais usuários, por consequência, menos carros nas ruas. “Com um transporte público melhor, nós teremos um melhor trânsito, pois muitas pessoas que se deslocam sozinhas, optarão por ir de ônibus, diminuindo o número de carros na avenida Brasil. Com isso, reduzirá o índice de gases poluentes que saem dos veículos, que acabam comprometendo o meio ambiente”, alertou.

O vereador ainda aponta que trabalhar por melhorias do transporte público, incluindo fatores como o valor da passagem, é pensar no futuro. “Tudo irá melhorar se investirmos, se cuidarmos do transporte público. É por isso que luto, pelo nosso povo, com uma passagem mais barata e um transporte público de qualidade”, declarou.

Arte: Comunicação / CMPF