Passo Fundo participará da primeira etapa do Testar RS

O Governo do Estado lançou hoje (23) o Testar RS, um programa para aumentar o número de testagem nos municípios gaúchos, como uma forma de controlar a epidemia de coronavírus. A ampla testagem foi eficaz em vários países e era um anseio dos vereadores de Passo Fundo.

Em uma primeira etapa, serão testados dois grupos prioritários: os que vivem nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e os estabelecimentos de saúde. Passo Fundo integrará esta primeira fase do programa por estar entre os 30 municípios acima de 40 mil habitantes com maior incidência acumulativa de casos confirmados de Covid-19.

No boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira, pela secretaria municipal de saúde, o município tem 3.003 casos confirmados e 411 em análise. A cidade já mantinha um bom número de pessoas testadas, o que permitiu descartar a doença em 9.971 pessoas. Atualmente existem 327 casos ativos da doença.

Os hospitais estão hoje com 38 pessoas internadas nas UTIs e outras 72 em leitos clínicos. Com a última confirmação, da morte de uma mulher de 80 anos, o total de óbitos chegou a 63.

Arte: Comunicação/CMPF