TRADICIONALISMO

Eventos virtuais marcam a Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é o evento festivo mais importante para o povo gaúcho que, tradicionalmente, no mês de setembro, celebra a cultura local e relembra a Revolução Farroupilha e seus líderes. As festividades, que sempre envolveram e integraram milhares de pessoas em todo o Rio Grande do Sul, terão um formato inédito esse ano, em função da pandemia da Covid-19.

Foram elaboradas mudanças e adequações para respeitar os protocolos de distanciamento social em todo o estado. A maioria dos eventos foi cancelada, como é o caso dos tradicionais desfiles de 20 de setembro, alguns foram readequados para o formato virtual. Em Passo Fundo, em uma decisão compartilhada entre o Executivo e a Sétima Região Tradicionalista (7ª RT) o desfile de cavaleiros e a Mostra da Cultura Gaúcha foram cancelados. Durante anos, eles levaram um grande público para a Avenida Sete de Setembro.

Segunda a coordenadora da 7ª RT, Vanderléa Belegante Nervo, foi uma decisão muito difícil, mas coerente com os fundamentos e princípios do segmento tradicionalista. “O 20 de setembro é um momento em que nós conseguimos mostrar para a sociedade tudo aquilo que a nossa cultura significa, quando lembramos os legados que tantas pessoas nos deixaram. Uma decisão dura, mas é o que exige este momento delicado pelo qual estamos passando”, afirma.

O acendimento da chama crioula será realizado neste sábado (12), às 10h, no Parque da Roselândia. A solenidade ficará restrita a autoridades convidadas e a 20 cavaleiros que estarão representando os 42 municípios que fazem parte da região tradicionalista.

Várias outras atividades foram planejadas, com destaque para o Festival Entre Cantos e Acordes, de solistas vocais e instrumentais. Ele será realizado neste fim de semana, dias 12 e 13, de forma online. Já no dia 19, também de forma virtual, acontece uma reunião com a patrona dos Festejos Farroupilha de 2020, Alessandra Motta, que abordará o tema “Gaúcho sem Fronteiras”. Ambos os eventos poderão ser acompanhados pelas redes sociais da 7ª RT e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Encerrando a programação e para marcar o dia 20 de setembro, as entidades tradicionalistas estarão servindo churrasco, no sistema drive thru. Algumas também promoverão o café de chaleira, no mesmo formato, onde as pessoas poderão buscar e degustar as comidas típicas em suas casas.

Para confirmar as entidades que estarão atendendo no domingo (20) ou obter outras informações sobre as atividades, basta entrar em contato com a 7ª RT, através do https://www.facebook.com/Setimaregiao

Arte: Comunicação/CMPF