Vereadores aprovam auxílio emergencial para escolas de educação infantil

Dando sequência aos trabalhos no Legislativo, foi realizada mais uma Sessão Plenária Ordinária presencial na tarde desta segunda-feira (14) para discussão e deliberação de pautas importantes para a comunidade. A principal delas, votada e aprovada, foi o Projeto de Lei 40/2020, de autoria do Poder Executivo. Ele cria o programa de auxílio emergencial às escolas privadas de educação infantil do município de Passo Fundo. A proposta tem por objetivo conceder auxílio financeiro ao segmento que sofreu um grande impacto devido às restrições de funcionamento impostas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o projeto, as escolas privadas de educação infantil enfrentam graves dificuldades, algumas correndo o risco de não ter como retomar as atividades. A maioria não está recebendo mensalidades e a maior parte dos pais também optou pelo cancelamento das matrículas de seus filhos. Segundo informações do Conselho Municipal de Educação, o segmento atende cerca de 2.000 crianças em Passo Fundo.

Os vereadores aprovaram o PL devido à preocupação com os reflexos que o agravamento da crise no setor trará para a rede pública municipal de ensino. O maior problema é que o Município não teria condições de atender a demanda por vagas, caso muitas escolas venham a fechar.

Considerando que a educação infantil, nos termos do art. 11 da Lei 9.394/1996, é de competência dos municípios, o Executivo cria, através desse projeto, auxílio emergencial destinado às escolas que comprovarem o regular funcionamento no município. O auxílio tem variação entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, dependendo do porte do estabelecimento, das despesas mensais de manutenção e do número de empregos gerados e mantidos durante esse momento de instabilidade econômica.

O benefício será pago em quatro parcelas mensais e deverá ser utilizado para o custeio das despesas de manutenção, como material de expediente e consumo, água, luz, telefone, internet e aluguel. Para garantir a continuidade do recebimento do auxílio, as escolas deverão prestar contas dos recursos públicos recebidos e, caso não o façam, deverão ressarcir o município.

Íntegra do projeto de lei: http://cmpf.atua.com.br:9595/portalProcLeg/proposicoes?¶mService=823928¶mService=0

Foto: Comunicação/CMPF