Atividade física é importante aliada contra o coronavírus

A prática de atividades físicas é vital para a qualidade de vida. Estudos comprovam que realizar exercícios com frequência e continuidade gera benefícios incalculáveis para o corpo e para a mente, aumentando, inclusive, a disposição para os compromissos do dia a dia.

Conforme o Presidente da Associação das Academias de Passo Fundo (AACADPF), Alexandre Rodrigues, esses benefícios vão muito além da perda de peso, uma vez que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças crônicas. A atividade física aumentar o sistema imunológico que atua na defesa do organismo e, por isso, se torna essencial nesse período da Pandemia do Covid-19.

“Se considerarmos que o grupo de risco é composto, especialmente, por cardíacos, hipertensos e pessoas com doenças respiratórias, estar ativo fisicamente reduz as chances de ser acometido por sintomas mais graves ocasionados pela contaminação. Os exercícios funcionam como uma espécie de medicamento para o aumento do fator imunológico e uma pessoa ativa fisicamente tem reduzida em cerca de 50% a possibilidade de adoecer. No caso dos idosos, por exemplo, há pesquisas que apontam uma taxa de adoecimento de 8% entre os ativos, contra 50% entre os sedentários”, revela Rodrigues.

A atividade física também é uma importante aliada no tratamento da ansiedade e depressão, agravadas nesse período de confinamento. “Temos percebido um aumento nos casos de transtorno de humor, crises de ansiedade, depressão, ocasionados pela redução do convívio social e, nesses casos, a prática de exercícios entra como fator relevante, uma vez que também auxilia na redução do estresse, aumenta a sensação de bem-estar e autoestima”, enfatiza Rodrigues.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 10% da população realiza uma quantidade mínima de exercícios, quando o ideal, por semana, seria realizar, no mínimo, 150 minutos de atividades moderadas ou 75 de grande intensidade.

Em casa ou na academia, Rodrigues reforça a importância das pessoas se manterem ativas, sempre respeitando os limites do corpo, sem exageros e, se possível, é importante contar com a orientação de um profissional.

Arte: Comunicação/CMPF