BOLETIM

Passo Fundo retorna à bandeira vermelha

A avaliação atualizada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul no mapa do modelo de Distanciamento Controlado neste último final de semana colocou a região de Passo Fundo novamente na bandeira vermelha. Ela está entre as cinco regiões do estado que se encontram nesta condição desde esta terça-feira (15) até as 23h59 da próxima segunda-feira (21).

A prefeitura de Passo Fundo enviou recurso para permanecer na bandeira laranja, mas ele foi indeferido pelo Executivo estadual. Mesmo assim, a região segue trabalhando no modelo de cogestão, o que implica em algumas regras serem definidas via decreto municipal.

Segundo a justificativa, houve piora na avaliação de um indicador que abrange dados específicos da região. Também foi identificada piora em quatro (4) indicadores da Macrorregião Norte, tendo aumento da média ponderada final para a mais elevada dentre as regiões. O problema ocorreu devido a novas hospitalizações, projeção do número de óbitos na semana seguinte, número de leitos livres para cada leito ocupado e variação do número de leitos livres de UTI específicos para Covid-19.

O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (15) pela Secretaria Municipal de Saúde apresenta uma morte registrada nas últimas 24 horas. Trata-se de um homem com 50 anos de idade.

Com esse óbito, a cidade registra 145 óbitos em decorrência do coronavírus. Segundo o documento, Passo Fundo possui um total de 6.747 casos confirmados da doença, sendo destes, 6.263 pessoas recuperadas, e outros 366 ativos.

O boletim ainda confirma 44 pessoas hospitalizadas em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e outras 55 em leitos clínicos do município. Atualmente, existem 291 pacientes aguardando o resultado do exame.

Arte: Comunicação / CMPF