DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Atendimento psicológico gratuito: saiba como ter acesso

Hoje, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental. A data tem como objetivo estimular os debates sobre o tema, que é considerado prioridade pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido a incapacidade que os transtornos mentais podem causar.

Os avanços tecnológicos e sociais ocorridos nos últimos tempos trouxeram mudanças importantes para a vida das pessoas, que enfrentam uma rotina dinâmica, onde o tempo sempre parece curto para realizar todas os compromissos diários. Em um mercado competitivo, a maioria vivencia longas rotinas de trabalho, pressionada por metas e tomadas de decisões imediatas, além de, em suas vidas pessoais, estarem sempre sob o julgamento de suas condutas, por uma sociedade cada vez mais crítica.

Nos últimos meses, essa realidade tomou uma nova proporção devido a pandemia da Covid-19, que chegou transformando o dia a dia, através do isolamento social ou das regras rigorosas de distanciamento para quem segue suas atividades. Mudanças nada fáceis de encarar e que estão contribuindo para o aumento de diagnósticos de depressão, ansiedade entre outros transtornos psicológicos.

A maioria das pessoas talvez não saiba, mas Passo Fundo disponibiliza atendimento psicológico gratuito, através das duas maiores instituições de ensino do município, a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Faculdade IMED. Ambas prestam seus atendimentos através do processo de ensino aprendizagem, que envolve acadêmicos e professores de psicologia.

Clínica-escola IMED

A Clínica-escola da Faculdade IMED oferece serviço psicoterápico individual, de casal e de família e está disponível para todas as pessoas que sentirem a necessidade de apoio emocional. Para ter acesso ao serviço, as pessoas podem ligar e deixar o seu nome em uma lista de espera ou então ir até o plantão, que funciona junto a Instituição. Na oportunidade os acadêmicos realizam o acolhimento e uma avaliação. Com o suporte de um supervisor, se julgarem que trata-se de um caso muito latente, realizam o encaminhamento imediato para o atendimento, dentro ou fora da Clínica, quando necessário. Caso contrário, o paciente é colocado em uma fila de espera para o acompanhamento no processo psicoterápico.

De acordo com a Coordenadora da Clínica, de estágios e extensão, Psicóloga, Mestre Muriane Zimmer, a procura pelo atendimento tem sido expressiva, especialmente por conta da pandemia. “As pessoas tem vivido experiências traumáticas de estresse, esgotamento mental, inclusive um processo de enfrentamento, visto que alguns pacientes perderam familiares ou foram acometidos pela Covid-19, o que torna nosso trabalho ainda mais importante nesse momento e ficamos muito felizes em poder ajudar, em um período tão crítico para todos nós”, compartilha Muriane.

A Clínica-Escola da IMED funciona de segunda a sexta-feira, junto a sede da Instituição. O Plantão atende das 13h30 às 17h30. Os atendimentos ocorrem das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. O telefone de contato para informações ou agendamentos é o 3045-9070.

Clínica de Psicologia UPF

A Clínica de Psicologia da UPF oferece atendimento psicológico nas modalidades individual adulto e infantil, grupos e famílias e está aberto a toda a comunidade. De acordo com a Coordenadora do Curso de Psicologia da UPF, Mestre Carla Goergen, os principais motivos que levam as pessoas a procurarem o atendimento junto a Clínica, estão relacionados a ansiedade, depressão, insegurança e uso de medicação, e o objetivo do trabalho é ajudar esses pacientes a viverem melhor. “Realizamos atividades fundamentadas no enfoque psicoterápico de escuta dos problemas afetivos e de relacionamento humano e intervenção, buscando acolher a crise do sujeito e transformá-la em possibilidade de enfrentamento de vida”, relata Carla.

Para ter acesso ao atendimento junto a Clínica, os interessados devem entrar em contato por telefone para agendamento. “A realidade da Covid-19 mostra o quão importante é o trabalho dos Psicólogos num momento tão crítico e sensível como este. A demanda aumentou e, por isso, nem sempre conseguimos atendimento imediato. Por isso, é importante que as pessoas liguem para colocar seus nomes na fila de espera e, assim que possível, entramos em contato para o agendamento”, explica Carla.

Durante o período de pandemia, devido a questões de biossegurança, os atendimentos são exclusivamente para pacientes adolescentes e adultos. Os atendimentos são realizados, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12:00 e das 13:30h às 18:30, junto ao Campus I da UPF.

Os telefones de contato para agendamento são (54) 3316-8517 ou (54) 98432-8610.

Arte: Comunicação/CMPF