CÂNCER INFANTOJUVENIL

Câmara repercute início de captação de recursos para novo posto de internação do HSVP

Teve início, na última terça-feira (13), a campanha de arrecadação de recursos para a reforma da Oncopediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI). O objetivo é arrecadar R$ 1 milhão de reais, para a construção de uma Unidade Especializada, com 15 leitos de internação, destinados, exclusivamente, para os pacientes infantojuvenis em tratamento oncológico. A Câmara de Vereadores apoia e endossa essa iniciativa para que Passo Fundo possa contar com um ponto avançado para tratamento de câncer em crianças e adolescentes.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes, e estima-se que mais de 8 mil sejam diagnosticadas com câncer em 2020, no Brasil. Quando recebem atendimento especializado, a taxa de cura desses pacientes atinge uma média de 70%.

O HSVP é referência para o tratamento do câncer de crianças e adolescentes, para uma região que abrange 216 municípios e mais de dois milhões de habitantes. Atualmente, 85 pacientes estão em tratamento e destes, uma média de 13 precisam ficar internados, o que reforça a importância da construção de uma unidade exclusiva de internação, que permitirá ampliar a atenção com as crianças e adolescentes com câncer.

Conforme o Superintendente Executivo do HSVP, Ilário De David, o Hospital destinou uma área de 463,8 metros quadrados para a construção desta unidade. O projeto aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, logo, as obras terão início com recursos do hospital. A previsão é de que o novo posto de internação esteja concluído e equipado em um período, aproximado, de seis meses.

A captação dos recursos está sob a responsabilidade da Central de Doações do ICI e de uma equipe do HSVP que está realizando contatos com a comunidade e empresas da região. Aqueles que já desejarem fazer sua doação também podem entrar em contato pelo telefone (51) 99230-9593.

Arte: Comunicação/CMPF