Ernesto Tocchetto difundiu o ensino no município

O personagem tratado nesta semana na série “Revivendo Passo Fundo” é o professor e educador Ernesto Tocchetto, que deixou seu legado se destacando na área da educação. Seu nome é lembrado até hoje como reconhecimento ao trabalho exercido nesta área, tendo com homenagens póstumas o batismo com seu nome de uma das principais praças da cidade, além de uma escola de ensino médio também levar seu nome.

Ernesto Tocchetto nasceu em Guaporé no dia 9 de setembro de 1902, sendo filho do professor Pedro Tocchetto e Josefina Tocchetto. Desde jovem, já se dedicava ao magistério, tendo iniciado sua carreira como mestre no antigo Grupo Escolar “Protásio Alves”. Ele também atuou como professor na Escola Normal Osvaldo Cruz, atual Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), e no Colégio Marista Conceição.

Tocchetto se destacou lecionando várias disciplinas nestas instituições de ensino. Além disso, ele atuou como professor contribuindo para o ensino na Unidade do Exército que existia na época em Passo Fundo. Com seu trabalho constante e ininterrupto, acabou sendo decisivo para o crescimento dos educandários onde trabalhou, além de se destacar na profissão, tornando-se referência no município.

Para ressaltar sua atuação, vale mencionar que ele ainda preparava alunos para as mais diversas profissões e para os exames vestibulares, conciliando com seu trabalho nas escolas em que lecionou. O educador faleceu em 7 de abril de 1956 deixando seu legado na área, sendo condecorado como emérito educador.

Já em 1963, a então Praça da República é rebatizada como Praça Ernesto Tocchetto como reconhecimento ao seu trabalho. Além da renomeação, foi construído um monumento em sua homenagem, com um busto acompanhado por uma representação do que seria uma sala de aula, com as classes sobre o canteiro e o quadro negro ao fundo, único recurso de sua época, com a esfinge de Tochetto sobre o pedestal à frente lembrando a tradicional posição da autoridade do professor.

Mais tarde, em 1982, o Grupo Escolar Vila Vera Cruz, no bairro vera Cruz, passou a se denominar Escola Estadual Ernesto Tocchetto de 1ª a 5ª série, mudando o nome para Escola Estadual de 1º Grau Ernesto Tocchetto. Já no ano 2000, a instituição mudou seu nome para Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Tocchetto. Até que veio a se denominar com sua atual nomenclatura, Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto, desde o final de 2005.

Arte: Comunicação / CMPF