CONSCIÊNCIA NEGRA

Legislativo reforça seu apoio a esta causa

A Câmara de Vereadores participa das reflexões sobre o Dia Nacional da Consciência Negra.
A data celebrada neste dia 20 de novembro, se tornou muito importante no reconhecimento dos negros e na sua inserção na sociedade brasileira. Apesar de algumas discussões ganharem força em outros períodos do ano, esse é o momento que faz com que a sociedade pare e reflita sobre racismo, desigualdade social e, especialmente, se questione sobre porque os negros, que são a maior parte da população brasileira, seguem sendo discriminados.

A data foi instituída em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, no dia 20 de novembro de 1695.
Segundo historiadores, o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma que a população negra encontrou para fortalecer referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil. Faz com que as pessoas pensem sobre a história, desde a época do Brasil Colônia até os dias atuais.
A data entrou no calendário escolar em 2003, com a lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Mas foi oito anos depois, em 2011, que foi oficializada como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Alguns estados e muitas cidades adotaram a causa e instituíram a celebração através de decretos estaduais e leis municipais. Alguns municípios adotaram feriados nesta data.

É inegável que no decorrer dos anos, os negros conquistaram espaço na sociedade, através da política, da inserção nas escolas de nível superior, ocupando cargos importantes em instituições públicas e privadas, mas, também é evidente que há muito para evoluir.
Os inúmeros casos de racismo e violência contra os negros, que acontecem todos os dias, mostram que a discriminação ainda é muito presente, o que torna essa data e suas reflexões ainda mais importantes.
A Câmara de Vereadores reforça seu apoio a todas as ações que venham contribuir com o fortalecimento da consciência negra na sociedade brasileira.

Arte: Comunicação/CMPF