Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

COVID-19

Câmara de Vereadores segue engajada ao combate à pandemia em 2021

O ano de 2020 terminou com o coronavírus assolando a população mundial, mantendo as instituições de saúde, especialistas e pesquisadores com atenção máxima aos movimentos causados pela doença e suas possíveis mutações. Ainda sem uma perspectiva concreta quanto ao início de vacinação em massa no Brasil, é importante que sejam mantidos os protocolos de distanciamento social e os cuidados sanitários. Por isso, a Câmara de Vereadores reforça o engajamento e a atuação junto às instituições de saúde e ao Poder Público, visando colaborar com a comunidade passo-fundense para evitar a disseminação da Covid-19. Além das ações já efetuadas durante 2020, o Legislativo segue atento para empreender novas ações que somem ao trabalho que hospitais e demais unidades de saúde vêm desempenhando na linha de frente no enfrentamento à Covid-19.

Estrutura de logística

O município contará com 25 salas de vacinação, com estrutura completa para o atendimento da população, além da Central de Vacinas e o programa Vacinação em Casa, que será mantido pelo governo do prefeito eleito, Pedro Almeida. Desta forma, Passo Fundo se prepara para garantir a imunização contra a Covid-19 a partir de 2021.

“A questão é de urgência e nós precisamos estar com toda a rede articulada e estruturada para que, assim que as doses da vacina começarem a ser distribuídas, darmos início a imunização em Passo Fundo”, disse Cristine Pilati (nova secretária da saúde que começa a exercer a função a partir de 1º de janeiro), reforçando que o município dispõe dos equipamentos de refrigeração necessários para garantir o recebimento e o armazenamento das doses.

Grupo Prioritário

Primeiro grupo composto por profissionais de saúde, pessoas não institucionalizadas maiores de 75 anos, pessoas institucionalizadas maiores de 60 anos, indígenas em áreas aldeadas e população ribeirinha. Na segunda fase estão as pessoas de 60 a 74 anos. Já na terceira fase, serão vacinados pacientes com comorbidades, como diabetes e doenças pulmonares crônicas.

Dados atualizados

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (8) revela um total de 14.828 casos de pessoas que foram contaminadas pela Covid-19. Destes, 13.746 já estão recuperados.

853 pacientes seguem com o vírus ativo, sendo que 117 estão em tratamento hospitalar, destes 42 em UTIs e 75 em leitos clínicos.

Nas últimas 24h Passo Fundo registrou mais uma morte por coronavírus. A vítima é uma mulher de 77 anos. Assim, o município chega a 229 óbitos por Covid-19, desde o início da pandemia.   

Passo Fundo segue classificado em bandeira vermelha, o que significa risco alto de contaminação.

Arte: Comunicação/CMPF