NOTÍCIA
HISTÓRIA
Heloísa Almeida marcou por seu trabalho social

A série “Revivendo Passo
Fundo” visa lembrar neste mês de março mulheres que deixaram seu nome na história
do município e que passaram pelo Parlamento municipal. Será lembrada esta
semana a trajetória da comunicadora, radialista, colunista, servidora pública
federal e ex-vereadora de Passo Fundo, Heloisa Goelzer de Almeida. Por sua
atuação no Legislativo, somada ao conjunto de seu trabalho junto à comunidade,
ela também foi agraciada com o título de Vereadora Emérita.
Heloisa nasceu em Passo Fundo no dia 17 de março de 1927, sendo filha de Octaviano Goelzer e Edithe Issler Goelzer, descendentes dos primeiros casais alemães que chegaram ao município. Ela viveu sua infância e adolescência na Fazenda do Butiá e fez seus primeiros estudos no Colégio Notre Dame.
Em 1946 casou-se com Odorico Adão Bastos de Almeida e mudou-se para Coxilha, na época ainda distrito, onde ele seria subprefeito tempos depois. Desde esse período, Heloisa deu início a sua trajetória na vida pública, por meio de ações sociais junto à comunidade local. Segundo ela, a importância de fazer algo pelas pessoas a fez organizar uma festa de Natal para crianças filhas de operários de fábricas de madeira existentes nesta cidade.
Após o período de Odorico no cargo, a família retornou a Passo Fundo, fixando residência no bairro do Boqueirão. A partir de então, Heloisa liderou e participou de diversos trabalhos com cunho social. Inspirada pela doutrina kardecista, ela passou a priorizar ações que atendessem a famílias carentes combatendo a fome em Passo Fundo.
O sucesso das ações fez com que Heloisa obteve reconhecimento da população e de entidades sociais. Já na década de 1970, ela foi eleita presidente do Círculo de Pais e Mestres da Escola Normal Osvaldo Cruz e Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro. Ela também liderou o movimento de fundação da Casa Lar Lídia Moshetti, entidade organizada pelo Clube da Saúde Dr. Arthur Leit no município. Ela tinha como finalidade acolher meninas grávidas que acabaram abandonadas.
Filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Heloisa concorreu ao pleito municipal de 1976, conquistando uma cadeira no Parlamento municipal com 696 votos. Na época, sua votação foi considerada muito expressiva pela representatividade e poucas oportunidades dadas às mulheres.
Como vereador na 8ª Legislatura (1977-1983), Heloisa foi Presidente da Comissão de Legislação e Redação (CLR) e membro titular da Comissão de Obras Públicas e Nomenclatura de Ruas (COPNR). Ela ainda fez parte da Mesa Diretora da Casa como 3ª Secretária entre 1977 e 1980, além de 2ª Secretária no biênio de 1981 a 1983. Sua marca foi ser voz dos excluídos e dos mais necessitados em Passo Fundo.
Durante seu mandato, Heloisa iniciou uma campanha na Câmara pela anistia ampla e irrestrita em prol dos brasileiros perseguidos pelo regime militar implantado em 1964. A sua conclamação não se resumiu ao Legislativo, mas incluiu todas as instituições e à população em geral pela integração ao comitê unitário de luta pela anistia, oficializando assim, o início da campanha em Passo Fundo.
Outra ação sua marcante como vereadora foi o primeiro Encontro de Mulheres do Meio Rural de Passo Fundo e região. Segundo registros, o ato ocorreu em 8 de março de 1982 e foi motivado pela identificação dos problemas que a mulher do campo enfrentava. Pelo fato de ser criada no meio rural, sua motivação foi buscar junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais apoio para discutir direitos da mulher campesina, como aposentadoria, previdência, saúde, sindicalização, unidade. Essa ação inédita, até então, desencadeou o Movimento em favor dos Direitos da Mulher do Campo no município. Outra consequência dessa iniciativa foi o Movimento em Defesa do Consumidor em Passo Fundo.
Além disso, Heloisa ainda contribuiu para a abertura de espaço na área cultural, quando participou no 1º Encontro Gaúcho de Literatura Oral, realizado em São Gabriel (RS) no ano de 1982. Até então, havia a premissa de que apenas homens participassem de eventos culturais nativistas em galpão. Então, Heloisa tratou de desmentir tal afirmativa, sendo destaque do evento e chamando atenção da mídia regional.
Após seu mandato, Heloisa seguiu com seus trabalhos comunitários a pleno, coisa que teve de fazer em menos oportunidades durante seu mandato na Câmara, o que a fez se lamentar posteriormente. Com o amparo aos mais necessitados, atendendo com doação de alimentos e outras ações beneméritas, foi obtendo atenção e amparo de outras pessoas e entidades.
Em 15 de julho de 1995, foi criado o “Comitê Municipal da Cidadania de Combate a Fome e a Miséria” por um grupo de mulheres com liderança de Heloisa, inspirada nos ideais do sociólogo Herbert José de Souza (Betinho). Com a instituição dessa entidade, foi possível realizar um atendimento mais intenso e frequente, ajudando milhares de famílias desabastecidas de vilas e bairros mais pobres, não apenas com alimentos, mas também com roupas e utensílios domésticos. Por muito tempo, sua sede foi ao lado da Biblioteca Pública Municipal atrás da antiga prefeitura.
Por mais de 20 anos, Heloísa presidiu a entidade sendo sempre atuante junto às causas que sempre defendeu. Após passar por problemas de saúde, se afastou da presidência para seu resguardo e o comitê acabou encerrando as atividades no início de 2016. Ela também foi a primeira mulher a ingressar no Rotary Club como sócia e, posteriormente, foi presidente do Rotary Integridade. Ela ainda foi uma das fundadoras da Casa de Saúde de Passo Fundo.
Pelo histórico e legado de todo seu trabalho voltado para as causas sociais e inúmeros serviços prestados à sociedade, possibilitando condições a milhares de famílias desamparadas na liderança de ações, Heloisa Goelzer de Almeida recebeu reconhecimento pelo Parlamento. Em 2003, foi condecorada com o título de Vereadora Emérita de Passo Fundo. Já em 2015, ela foi condecorada como Educadora Emérita Homenageada da Feira do Livro de Passo Fundo. É mãe de quatro filhos (Lauro, Herlon, Dorisa Fernanda e Bibiana) e avó de seis netos.
Arte: Comunicação / CMPF
Galeria de fotos
