AUTISMO

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é reforçado pelo Legislativo

Desde 2007, o dia 2 de abril é determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Dia Munidial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo. Essa data tem como papel contribuir para a sociedade e os governos refletirem e serem alertados sobre este transtorno do neurodesenvolvimento, visando derrubar barreiras e preconceitos, além de auxiliar no esclarecimento às pessoas sobre o que é o autismo.

O  Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou o Autismo, não é considerada uma doença, mas sim, um transtorno do neurodesenvolvimento. Ele acarreta em prejuízo em algumas áreas do desenvolvimento, tais como habilidades de interação social, de comunicação e a presença de comportamento, além de interesses e atividades estereotipados e repetitivos. Alguns de seus sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento.

Não existe um só tipo de autismo, mas diversos subtipos que se manifestam de várias maneiras em cada pessoa. Este transtorno é considerado abrangente de tal modo que é chamado “espectro do autismo”, pela tamanha variedade nos níveis de comprometimento. Há desde pessoas com outras doenças ou comorbidades, como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas com vida comum, independentes, que não foram diagnosticadas com o transtorno.

Simbolizada ao redor do mundo pela cor azul, que simboliza o Autismo, a data é celebrada com o intuito de reforçar a conscientização nas pessoas sobre o transtorno e a importância da informação de como lidar com ele. Para este ano, a comunidade envolvida com o Autismo segue uma campanha nacional, cujo tema é “Respeito para todo o espectro”. Estimativas apontam sobre o Autismo afetar em torno de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Arte: Comunicação / CMPF