SESSÃO PLENÁRIA

Parlamentares dão seguimento à pauta no Legislativo

Na tarde desta quarta-feira (7), ocorreu nova Sessão Plenária Ordinária no Plenário Sete de Agosto, tendo em vista dar sequência às matérias que estão em tramitação na Câmara Municipal. Os parlamentares realizaram a Sessão obedecendo os protocolos sanitários e os padrões de distanciamento social, novamente sem presença de público.

A agenda legislativa desta Reunião Ordinária contou com mais de 30 novas proposições que estão tramitando no Legislativo, entre Indicações, Moções, Pedidos de Informação e Pedidos de Providência. Além destas, outros quatro novos Projetos de Lei constaram na pauta para discussão em Plenário.

Moção de Repúdio

Na Ordem do Dia desta quarta, os vereadores debateram e aprovaram uma Moção de Repúdio à privatização da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), de autoria do vereador Nharam Vieira de Caralho (DEM). A justificativa do documento destaca a diferença de gestão de uma empresa pública para privada, lembrando que ela está baseada no incentivo que elas recebem. Ela também salienta sobre de um lado estar o Estado atuando de acordo com as necessidades da população, com atenção dirigida às necessidades primordiais, enquanto do outro estar a gestão de uma empresa privada com foco apenas no lucro, investindo no limite, podendo comprometer a qualidade do serviço prestado, assim como atendimento adequado, tanto aos colaboradores quanto à comunidade.

O texto ainda ressalta que a Corsan é uma empresa eficiente e lucrativa e isso pode ser comprovado em dados, citando que nos últimos quatro anos, deixou mais de R$ 1,2 bilhão de lucro aos cofres do Estado. A justificativa ainda apresenta a observação de que embora seja compreensível a situação financeira do Estado, é preciso considerar o fato de que a Corsan possui receita própria e não depende de recursos do orçamento do estado para realizar investimentos e manter-se em atividade, além de que a mesma gera impostos e não conta com nenhum tipo de isenções fiscais.

Segundo solicita o texto da matéria, cópias da Moção serão encaminhadas à Assembleia Legislativa e ao governador do Rio Grande do Sul.

Grande Expediente

Antes da votação, foi realizado o Grande Expediente da Sessão Plenária, cujo orador foi o vereador Altamir dos Santos (CIDADANIA). Em sua primeira oportunidade na tribuna para este espaço, o parlamentar realizou uma apresentação sua para o público com uma retrospectiva de sua trajetória até sua chegada ao Parlamento.

O professor Gringo ressaltou sua vivência no bairro Záchia desde sua infância, onde reforçou seu orgulho de ser morador até a atualidade, além de descrever o início de seu envolvimento com a vida pública da localidade, junto de seu pai, e suas primeiras ações sociais.

Ele ainda destacou a importância em iniciativas junto às crianças do bairro onde foram unidas a educação e o esporte, onde salientou que essa junção é um dos caminhos mais eficientes para evitar que os jovens entrem em situações de vulnerabilidade. O vereador também mencionou ações que colaboraram para o desenvolvimento das crianças do bairro Záchia e do município para fins beneficentes. Foi feita menção especial à Sociedade Esportiva Recreativa 13 de abril, que atua em diversas atividades com essas finalidades e envolve centenas de jovens, onde Altamir lidera as ações há mais de 15 anos.

Além de líder comunitário, o professor Gringo frisou na tribuna ser ciente da responsabilidade colocada a ele, além de reforçar sobre a missão que lhe foi dada para estar atento a atender as demandas da comunidade, mantendo sua postura com a qual foi eleito. “Sei que meu papel nesta Casa é manter o foco em trabalhar pela população, mantendo os pés no chão e a humildade para exercer o mandato representando o bairro e a cidade”, afirmou.

Foto: Comunicação / CMPF