COMISSÕES

Equipes deliberam sobre novas proposições

Os vereadores que integram as Comissões de Patrimônio, de Desenvolvimento Urbano e do Interior (CPDUI) e de Cidadania, Cultura e Direitos Humanos (CCCDH), realizaram novas reuniões nesta semana, para dar andamento de novas proposições que ingressaram na Casa.

A CPDUI nomeou relator e votou pareceres de inúmeras Indicações que sugerem melhorias para setores de interesse da comunidade.

Uma delas, é a Indicação nº 172/2021, de autoria do vereador Ernesto dos Santos (PDT), que solicita a implementação de um estacionamento de carga e descarga nas proximidades da Rua Castro Alves, esquina com a Avenida Brasil, sob a justificativa de que os comerciantes da região estão com dificuldades para operações de carga e descarga no local, durante o horário comercial.

Também receberam andamento três Indicações de autoria do vereador Altamir da Silva dos Santos (CIDADANIA). A primeira, de nº 170/2021, solicitando o asfaltamento e a canalização da continuação da Av. Porto Alegre, entre a Avenida Rio Grande e os trilhos da ALL, na Vera Cruz, a fim de atender a um antigo pedido dos moradores daquela região. A segunda, de nº 171, que solicita a construção de um campo de futebol de areia ou gramado, no espaço localizado junto à praça Eloi Machado da Silva, no bairro Zachia. De acordo com sua justificativa, no local já existe um espaço reservado para este fim, mas que no momento, por estar sem uso, está criando mato e atraindo animais peçonhentos, trazendo perigo aos que frequentam a praça. A terceira, de número 169/2021, solicitando melhorias na EMEI Margarida, no bairro José Alexandre Zachia, entre elas, cobertura do pátio interno para acolher eventos e recreações em dias de chuva, construção de mais duas salas para a brinquedoteca e sala de jogos; construção de um piso na parte externa aumentando o espaço para recreação e a instalação de um Playground.

Indicação nº 167/2021, de autoria do vereador Evandro Meireles (PTB) também obteve encaminhamentos. Ela sugere a delimitação de um espaço de "embarque e desembarque" em frente à EMEI Estrela da Manhã, bairro Dona Elisa, orientando para que os motoristas não estacionem nessa área, uma vez que prejudica o fluxo de entrada e saída da escolinha. Com a sinalização de embarque e desembarque, segundo o texto, geraria uma maior fluidez e segurança no trânsito dos veículos e das pessoas no local, conforme já se vê em diversas outras escolas do município.

Também tramitou, a Indicação nº 162/2021, de autoria da vereadora Regina dos Santos (PDT), sugerindo a imediata restauração do piso(Mosaico) da Praça Marechal Floriano, considerando que o conserto realizado desconfigura totalmente o original. A matéria sugere a utilização das pedras originais e/ou similares, que encontram-se guardadas no depósito da praça, preservando sua representatividade cultural e histórica.

Os parlamentares ainda deliberaram sobre quatro Indicações de autoria do vereador Nharan de Carvalho (DEM). São elas: a de nº 161, sugerindo o asfaltamento da estrada vicinal que dá acesso ao Distrito Bom Recreio pela RST 153, a fim de melhorar a trafegabilidade dos veículos, além de eliminar o transtorno do excesso de poeira no clima seco e do lamaçal em dias chuvosos, o que prejudica os moradores locais; a de nº 159/2021, que indica a instalação de um semáforo com quatro tempos no cruzamento da Rua Paraná com a Avenida Aspirante Jenner, na Vila Santa Maria, com o objetivo de melhorar o trânsito no referido local, que registra grande fluxo de veículos; a de nº 164/2021, sugerindo um estudo para instalação de uma academia ao ar livre, junto ao campo de futebol, na Vila Tupinambá, atendendo a um pedido daquela comunidade, que carece de um espaço para a prática de exercícios; por fim, a Indicação de nº 168/2021, sugerindo o retorno dos estacionamentos públicos na Av. Moacir da Motta Fortes, desde o cruzamento com a Rua Candelária, até o cruzamento com a Rua Lagoa Vermelha, por ser, esta, uma reivindicação dos comerciantes do Bairro Vera Cruz que, desde a retirada dos referidos estacionamentos, para duplicação das vias, estão registrando queda nas vendas e muita reclamação por parte dos clientes.

Concluindo os trabalhos, foi nomeada a relatoria da CCCDH para o Projeto de Lei (PL) nº 10/2021, de autoria do vereador Renato Tiecher (PSC), que regulamenta na rede pública municipal de educação básica, a disponibilização de uma equipe multiprofissional de assistentes sociais e psicólogos, a fim de atender as necessidades e prioridade definidas pela política de educação. A justificativa aponta que a proposição se baseia em determinação da lei federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que prevê a inclusão destes profissionais nas redes públicas de educação básica.

Arte: Comunicação/CMPF