Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SAÚDE

Câmara discute viabilidade de convênio com a FASURGS


O Legislativo Municipal voltou a se reunir com representantes da Faculdade Especializada na Área da Saúde do Rio Grande do Sul (FASURGS), na tarde desta terça-feira (15), desta vez, no Plenário da Câmara de Vereadores, com a presença da grande maioria dos parlamentares. 

No primeiro encontro, que aconteceu no final do mês de maio na sede da FASURGS, o Presidente da Câmara, vereador Rafael Colussi (DEM), acompanhado dos parlamentares Gio Krug (PSD) e Michel Oliveira (PSB), conheceu os serviços de saúde prestados pela Instituição, que tem o objetivo de viabilizar um convênio junto ao poder público municipal, para ampliar a disponibilidade desses serviços à comunidade de Passo Fundo. Conforme Colussi, a visita motivou o agendamento deste novo encontro, oportunizando que o trabalho realizado pela Faculdade fosse apresentado para todos os vereadores. “Podíamos ter feito uma ação através da Mesa Diretora, mas essa gestão preza pela união e coletividade dessa Legislatura, que tem trabalhado de forma muito qualificada na busca pelo atendimento as demandas da nossa população”, explicou Colussi. 

A FASURGS oferece cursos na área da saúde, como Odontologia, Biomedicina, Educação Física, CST de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Psicologia, através dos quais, disponibiliza sua estrutura e serviços para a comunidade. De acordo com o Diretor Roque Rhoden, a Instituição já realiza atendimento clínico e especializado nas mais diversas áreas da Odontologia, com acesso livre a toda população, além de estar presente nos Cais, através do Projeto Extra Muros, e o objetivo é estender esse trabalho para os demais cursos. “Nós podemos oferecer serviços e promover ações sociais através de todos os cursos que disponibilizamos, colocando nossos alunos nos Cais, prestando atendimento para comunidade. Seria uma parceria que beneficiaria os futuros profissionais com experiência e a população que ganharia atendimento gratuito, através do SUS, em diversas especialidades”, salientou Rhoden.

Durante a reunião, que também contou com a presença de coordenadores de cursos, foram apresentados outros projetos já pensados pela Instituição, como a colocação de alunos de Educação Física, junto as academias ao livre, para acompanhar os usuários e orientar a utilização adequadas dos aparelhos; a instalação de um ambulatório com equipe multiprofissional para atendimento de pacientes pós Covid; além da oferta de testes para detectar o coronavírus a preços simbólicos. “São todos serviços que a instituição pode oferecer, gerando um benefício enorme para a comunidade. Realizar esse trabalho social é o que a FASURGS deseja”, concluiu Rhoden.  

Os parlamentares presentes na reunião parabenizaram a Faculdade pelos projetos sociais apresentados e se colocaram à disposição para dar encaminhamentos através das ferramentas legislativas que possuem. Reforçaram o apoio a sugestão de um convênio da Instituição com o Município, a qual será encaminhada pela Casa ao Executivo. 

Foto: Comunicação/CMPF