Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

TRABALHO LEGISLATIVO

Atenção à saúde pública

É com esse foco principal que o vereador Rufa Soldá (PROGRESSISTAS) tem trabalhado desde o seu primeiro mandato, ressaltando conquistas como a Farmácia 24h.

 

O mérito de ser o vereador mais votado da história recente de Passo Fundo, junto aos três mandatos consecutivos, representa, mais do que reconhecimento popular, responsabilidade perante aos moradores. É assim que o vereador Claudio Luiz Rufa Soldá (PROGRESSISTAS) enxerga a função que vem desempenhando há nove anos, com o propósito de dar retorno às demandas da comunidade. Em sua atuação, ressalta ele, foca em questões essenciais e com impacto direto, como a saúde pública, tendo sugerido e articulado projetos municipais importantes implementados pelo Executivo, como a Farmácia 24h e o programa ‘Meu Bebê, Meu Tesouro’. 

Seu estilo de trabalho, conta ele, se baseia em ouvir os moradores e propor soluções através de ferramentas legislativas como Pedidos de Providência e Indicações. O Pedido de Providência é um requerimento que solicita medida de caráter administrativo em relação à realização de obras e/ou serviços no município. Já a Indicação é um modelo de proposição que tem por finalidade fazer uma sugestão ao Executivo Municipal e também recai sobre obras e serviços.

Dessa forma, apresentou mais de 900 proposições desde que passou a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. “Destaco que não sou um vereador com um grande número de projetos de lei, pois não adianta fazer projetos para ficarem engavetados ou sem execução. Prefiro atender as demandas da comunidade no dia a dia do meu gabinete”, pondera Rufa. “Sou um vereador mais de prestação de serviço. As demandas que chegam a meu gabinete eu vou atrás para solução”, garante.

Foco na saúde pública

O envolvimento do parlamentar com a área da saúde pública, sua pauta prioritária, começou bem antes de ser eleito. Quando atuou como assessor parlamentar na mesma Câmara em que agora legisla, recebia demandas da área e colaborava com os encaminhamentos médicos. O trabalho, associa, também foi responsável pelos mais de três mil votos que conquistou na sua primeira disputa eleitoral em 2012 - quando foi o mais votado da história passo-fundense desde que se abriram 21 vagas na Câmara – e pelas duas reeleições seguintes. 

Dentre os exemplos de articulação voltada à área de saúde, o vereador Rufa cita a Indicação que foi direcionada ao Executivo Municipal visando à implementação da Farmácia Popular 24 Horas.  Conforme lembra, o texto vinha sendo defendido desde o seu primeiro mandato, e, na atual Legislatura, reapresentou junto com o vereador Indiomar dos Santos (SOLIDARIEDADE), que também enxergou essa necessidade. “Uma Indicação que muito me orgulho de ter feito. Do que adiantava a pessoa consultar num sábado, por exemplo, precisar de um medicamento e não ter onde pegar. Por isso, sempre busquei esse projeto. Solicitamos a implantação de uma farmácia da rede municipal, junto ao Hospital Municipal Dr. César Santos, com funcionamento 24 horas, inclusive finais de semana”, detalha.

A Farmácia agilizou e otimizou a aquisição de medicamentos aos pacientes que são atendidos na unidade. No local, podem ser adquiridos, desde o início do ano, os medicamentos disponíveis na rede para diversos tratamentos e que são prescritos durante a consulta. 

Para a mesma área de interesse social, o vereador cita a articulação promovida por seu gabinete que resultou na criação do programa municipal ‘Meu Bebê, Meu Tesouro’, estruturado na gestão municipal passada.  Nesse caso, o foco é em gestantes vulneráveis, seja por questões de saúde, familiar ou financeiras. Entre os objetivos do programa está a redução da mortalidade infantil, humanização, segurança, cuidado e estreitamento da relação entre mãe e filho. A equipe responsável realiza todos os encaminhamentos de exames, orientações e atendimento de cada mulher e criança. Segundo retoma Rufa, a ideia surgiu baseada em informações que recebeu de um programa semelhante desenvolvido em Curitiba (PR). Aí, apresentou o projeto ao então prefeito Luciano Azevedo, que efetivou a iniciativa.

Também faz questão de ressaltar outro pedido seu atendido pelo Poder Executivo e que tem muita importância para a comunidade que é a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio da Pedreira, para a qual apresentou uma Indicação.

Atualmente, tem trabalhado para garantir o atendimento especializado para o tratamento da fibromialgia, uma doença reumatológica que afeta a musculatura. Para isso, ao lado do vereador Alberi Grando (MDB), apresentou uma Indicação solicitando ações da Prefeitura. “É uma doença crônica para a qual não tem especialista no SUS. Fizemos essa Indicação e a Secretaria de Saúde diz que está tratando sobre uma possível parceria com um hospital e universidade para realizar esses atendimentos”, coloca.

Ainda, reforçando sua atuação na pauta saúde, vem articulando politicamente para deixar mais claras as informações sobre a fila de espera para exames e procedimentos de saúde especializados, sistema usado pelo Governo do Estado e Municipal. “Já falei várias vezes na Câmara para otimizar e organizar essa fila. [O paciente] precisa saber quantos têm na sua frente para o atendimento. Não há essa clareza”, cobra.

Atual mandato

Demonstrando-se motivado com as conquistas políticas que obteve nos pleitos que disputou e os resultados dos projetos que se envolveu e que representam um retorno à população, o vereador Rufa aponta que, para os próximos anos de mandato, continuará direcionando esforços para melhorar os serviços públicos de saúde e manter a relação próxima com os passo-fundenses. “É uma proposta de continuidade, buscando atender as demandas que chegam ao gabinete. Sempre vou dar resultado para as pessoas, indo aos bairros e vilas, conversando com as pessoas para saber do que precisam”, indica o parlamentar.

 

Arte/ Comunicação Câmara