ENTENDENDO O LEGISLATIVO

Série de matérias aborda funcionamento e procedimentos da Câmara

Durante todo o ano de 2021, compartilhamos a série Entendendo o Legislativo, com o objetivo de contar sobre o funcionamento da Câmara Municipal, de uma maneira simples, de fácil entendimento para todos os que nos acompanham, através das plataformas digitais.

Através de textos, imagens e vídeos, transformamos o conteúdo do Regimento Interno da Câmara de Vereadores em uma comunicação simples, possibilitando que os cidadãos passo-fundenses, eleitores dos representantes desta Casa Legislativa, conhecessem a dinâmica dos processos e entendessem os procedimentos, prazos e burocracias que envolvem a tramitação das demandas da comunidade que são protocoladas no Parlamento.

A série Entendendo o Legislativo contou, desde a posse do Prefeito e Vereadores, composição da Mesa Diretora, a formação do Colégio de Líderes e das Comissões Representativas, Permanentes e Temporárias. Explicou sobre as diferenças das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes, e sobre os protocolos que devem ser seguidos em cada uma delas, observando as ocorrências do trabalho legislativo, respeitando e interpretando o regimento. Apresentou todos os tipos de proposições que ingressam no Legislativo e as formas de tramitação de cada uma delas, que podem ser: Projetos de Lei ou de Resolução, Indicações, Pedidos de Informações ou de Providências, Moções, Emendas e Decretos Legislativos.

A série de matérias também abordou sobre os procedimentos especiais que fazem parte do trabalho no Legislativo, que demandam trâmites igualmente especiais, bem como sobre a relação do Legislativo com o Executivo e demais autoridades municipais.

Todo o conteúdo da série Entendendo o Legislativo está disponível nas plataformas digitais da Câmara Municipal.

Já estamos nos dedicando a um novo projeto, para dar continuidade a este trabalho que visa manter e intensificar a interatividade e a proximidade do Poder Legislativo Municipal com a comunidade.

Arte: Comunicação Digital/CMPF