Legislativo recebe presidente do Conselho Regional de Biomedicina

O presidente do Legislativo em exercício, vereador Gio Krug (PSD), acompanhado da vereadora Ada Cristina Munaretto (PL), recebeu na tarde desta quinta-feira (6), o presidente da 5ª Região do Conselho Regional de Biomedicina, Dr. Renato Minozzo.

O objetivo da visita foi solicitar o encaminhamento, através do Legislativo Municipal, de um projeto para a inclusão do biomédico no quadro de funcionários da área da saúde do município, possibilitando que estes profissionais também possam participar de concursos e concorrer a uma vaga para atuar na rede pública de saúde. “Vários municípios já incluíram os biomédicos em seus quadros, inclusive o Estado, então é muito importante que Passo Fundo, que é uma das principais cidades do Rio Grande do Sul, também faça essa inclusão”, reforçou Renato, ressaltando o ganho que a rede pública terá, uma vez que “o profissional biomédico está habilitado para trabalhar em várias áreas, tendo se destacado, inclusive, durante a pandemia, sendo responsável pela realização de mais de 90% dos testes de Covid”, destacou.

Dr. Renato também apresentou alguns esclarecimentos sobre a profissão, lembrando que biomedicina é regulamentada há 42 anos no Brasil, contando hoje com mais de 120 mil biomédicos e mais de 520 cursos no país, sendo mais de seis (6) mil profissionais e mais de 30 cursos no Rio Grande do Sul, destes, dois na região de Passo Fundo. “O biomédico tem uma ampla área de atuação, desde a vigilância sanitária, epidemiologia, parte de diagnóstico por imagem, diagnóstico laboratorial, então, sua presença na rede pública é muito importante para contribuir com a qualidade de vida da população”, evidenciou.

Acompanhando a visita, a vereadora Ada Cristina reiterou a importância da proposta. “Como voluntária na área de saúde, há muitos anos, acompanhamos o trabalho dos biomédicos e, ao ter um contato mais próximo com essa profissão, vimos a importância dela, principalmente neste período de pandemia, mas vimos também, que não é reconhecida como deveria e, por isso, nos sensibilizamos para apoiar essa proposta e, a exemplo do que ocorre em outras cidades e nos quadros do Estado, dar oportunidade aos biomédicos trabalharem na rede pública municipal”, salientou.

O vereador Gio parabenizou Dr. Renato pelo trabalho frente ao Conselho, reiterando a parceria da Casa Legislativa. “Muito importante a atuação do Conselho, buscando a inclusão dos profissionais, que, com certeza, só trará benefícios para a população, qualificando ainda mais o atendimento na rede municipal de saúde. Como legisladores, entendemos a relevância de dialogar sobre o assunto e por isso, faremos os encaminhamentos para que isso aconteça”, reforçou.

A partir desta visita, a proposta está sendo encaminhada ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Comunicação Digital/CMPF