Série busca contemplar a história passo-fundense

A série “Revivendo Passo Fundo” foi criada com a finalidade cultural e histórica de recuperar as trajetórias de pessoas públicas que se destacaram no município. Muitas delas tiveram carreiras consolidadas na vida pública de Passo Fundo e, atualmente, dão nomes a ruas, praças, espaços públicos. No entanto, suas histórias não são tão conhecidas da comunidade, de forma que este espaço veio para ajudar a entender a representatividade de homens e mulheres que contribuíram para a história e o crescimento do município.

Desde setembro de 2020, de forma ininterrupta, a série abordou semanalmente uma pessoa que contribuiu de alguma forma para a projeção, o crescimento ou o desenvolvimento de Passo Fundo, desde sua fundação, em 1857, até os dias atuais. Até agora, 68 personagens tiveram sua trajetória dissecada de forma simplificada para que a comunidade tivesse a oportunidade de compreender a importância de cada um deles. Foram vereadores, vereadoras, secretários, secretárias, além de prefeitos, vice-prefeitos, deputados e outros cargos públicos que exerceram papel relevante no município.

Devido ao iminente recesso parlamentar, a série entrará em uma pausa para acompanhar o atual período e buscará retomar sua sequência em breve para seguir resgatando pequenas partes da história passo-fundense, recuperando trajetórias de mais personagens. O material produzido até aqui pode ser localizado nos canais da Câmara de Vereadores.

Arte: Comunicação Digital / CMPF