AEROPORTO

Câmara participa de palestra sobre o andamento das obras

A Câmara de Vereadores acompanha as obras do Aeroporto Lauro Kortz desde os primeiros movimentos para a liberação da verba, ainda em 2015, inclusive com  a instalação de Frente Parlamentar com esta finalidade.

Nessa quinta-feira (13), o vereador Evandro Meireles (PTB) esteve presente na palestra realizada pelo diretor do Departamento Aeroportuário do RS, Leandro Taborda. O encontro aconteceu nas dependências da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e trouxe informações com maior detalhamento sobre o projeto e o andamento das obras, além de todas as aferições já realizadas.

Taborda informou o avanço de mais uma etapa afirmando que “hoje tivemos um voo-teste na nova pista de pousos e decolagens pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo - GEIV da FAB e a vistoria. Na ocasião foram testados os os PAPIs, instrumentos de auxílio à navegação, para atestar se eles atendem aos padrões técnicos exigidos. Agora precisamos aguardar o relatório da inspeção e  homologação junto à ANAC para que o aeroporto  volte a operar”, destacou.

Meireles parabenizou os organizadores da palestra ressaltando o empenho das autoridades e entidades, incluindo o  Legislativo, na busca pelos recursos junto ao Governo Federal até a liberação do início das obras e citou que “a Câmara sempre esteve empenhada e apoiando os movimentos na busca pela ampliação do nosso aeroporto, pois sabemos da importância desse modal de transporte para a  economia da cidade e região, que será o segundo maior do Estado e nós, aguardamos ansiosos pela liberação das operações”, finalizou o vereador.

Taborda informou ainda que a liberação do aeroporto deve ocorrer no mês de fevereiro.

Investimento

Foram investidos R$ 49 milhões nas obras de melhoria no terminal de passageiros e na adequação da pista, o que possibilitará que ele receba aeronaves maiores promovendo uma oferta  maior de destinos e rotas dentro e fora do Rio Grande do Sul.  Com o aeroporto ampliado, a estimativa é de que cerca de 300 mil passageiros sejam atendidos por ano até 2030.

Foto: Comunicação Digital/CMPF