Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SESSÃO SOLENE

Câmara presta homenagem aos 55 anos da APAE

A Câmara Municipal de Vereadores realizou, nesta terça-feira (28), mais uma Sessão Solene para referenciar importante entidade atuando no município de Passo Fundo. A homenageada da noite foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que comemora, em 2022, 55 anos de trabalho em busca da garantia dos direitos e pela inclusão na sociedade, das pessoas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista. A proposição foi uma iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo, aprovada em Plenário, por unanimidade, pelos demais parlamentares.

Na Mesa Oficial, o presidente da Câmara, vereador Evandro Meireles (PTB), acompanhado pelo vice-prefeito, João Pedro Nunes, da Coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Carina Weber e da presidente da APAE, Maria do Carmo Ortolan Grazziotin.

Ocupando seu espaço na Tribuna, Meireles reforçou a motivação de homenagear os 55 anos da APAE, evidenciando o importante trabalho na luta pela inclusão e garantia dos direitos dos usuários e estudantes da instituição, “norteada pelas políticas de assistência social, de educação e de saúde, garantindo atendimentos qualificados para o desenvolvimento de, aproximadamente, 350 usuários e estudantes, garantindo pleno acesso aos seus direitos e a sua inclusão na sociedade, mediante sua habilitação e reabilitação”, destacou. Meireles também relembrou a história da instituição, destacando algumas de suas obras e projetos realizados em 2021, viabilizados através de doações de pessoas físicas e jurídicas, e da aplicação de recursos públicos, entre eles, a conclusão da Sala Multissensorial; a construção da Horta Elevada; a implantação do projeto Viveiro de Cidadania; a construção de calçada com acessibilidade; a aquisição do Teclado Inteligente Multifuncional; a reforma da Sala de Estimulação Precoce; o início da construção do Jardim Sensorial; e a aquisição e instalação de câmeras de segurança. Meireles também compartilhou a mais recente conquista da APAE, que “em dezembro do ano passado, foi habilitada como Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista, uma grande conquista não só para Passo Fundo, mas para o Estado, já que o Centro abrange 28 cidades da região do Planalto”, ressaltou Meireles. Ao finalizar a fala, o parlamentar destacou a amizade que tem pelo usuário da APAE, Paulão, que também é seu compadre, e em nome dele, estendeu a homenagem aos demais usuários, direção e colaboradores que fazem o dia a dia da instituição.

Como forma de eternizar a cerimônia, os vereadores e demais autoridades presentes realizaram a entrega da placa em homenagem a APAE de Passo Fundo, para a sua presidente, Maria do Carmo Ortolan Grazziotin. Maria do Carmo agradeceu o reconhecimento “ficamos muito felizes com a homenagem, pois é uma forma de divulgar o que a APAE faz na comunidade, buscando a inclusão dos nossos usuários, mostrando que essas pessoas têm suas capacidades, habilidades, seus gostos. Que merecem ter sua inclusão na comunidade em que vivem, nos lugares de passeio e que tenham acesso a todos os ambientes públicos da cidade”, comentou.

Os usuários integrantes do grupo artístico da APAE fizeram uma belíssima apresentação para os vereadores, autoridades, famílias e convidados.

 

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Passo Fundo, foi fundada em 28 de junho de 1967. O movimento de criação foi liderado por Alice Sana Costi, que idealizou a instalação de uma escola de educação especial e centro técnico especializado para tratamento de estimulação e reabilitação das pessoas com deficiência em Passo Fundo. Alice atuou na diretoria da instituição por mais de 20 anos.

A APAE Passo Fundo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que trabalha para garantir direitos da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. Aproximadamente 350 alunos e usuários, de todas as faixas etárias, participam de programas e projetos desenvolvidos pela instituição, que lhes oportunizam a participação nas mais variadas atividades voltadas à socialização, à integração e à melhoria da qualidade de vida. A entidade também oferece apoio e fortalecimento às famílias, além da inserção em todos os âmbitos da sociedade, buscando assegurar aos usuários o pleno direito à cidadania.

Na área da Assistência Social oferece oficinas de atividade física, atividade de vida autônoma e sociedade, dança, educação ambiental, educação financeira, letramento, música e teatro. Um dos programas destaques é o Jovem Capaz, através do qual, é feita a inclusão profissional dos usuários da APAE para que se tornem cidadãos ativos, participantes e independentes.

 

Faz parte da Política da Educação da instituição a Escola Especial Alice Sana Costi. As turmas são organizadas em laboratórios de aprendizagem, que possibilitam a interação, o estímulo à criatividade, à construção, à autoestima, à descoberta e ao desenvolvimento de competências e habilidades. Os laboratórios são de Língua e Literatura; Linguagem Matemática; Ciências das Natureza; Expressão e Movimento e Ciências Sociais.

Já a Política de Saúde da APAE de Passo Fundo conta com os serviços de Estimulação Precoce; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Neurologia; Psicologia; Psicopedagogia e Terapia Ocupacional.

Foto: Comunicação Digital/CMPF