Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SESSÃO SOLENE

Legislativo realiza homenagem aos Bombeiros

O Plenário Sete de Agosto foi palco de mais uma Sessão Solene no final da tarde desta quinta-feira (30). Em referência ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho, a Câmara Municipal realizou uma homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo. A proposição foi uma iniciativa do vereador Gio Krug (PSD), aprovada em Plenário por unanimidade e contou com a presença da corporação do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo e dos parlamentares.

A Mesa Oficial foi composta pelo presidente em exercício do Legislativo, vereador Gio Krug, acompanhado do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Rafael Colussi, representando o Poder Executivo, e do Major Aírton Juarez Ickert, representando o comando do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo.

Em seu espaço na tribuna, o vereador Gio Krug enalteceu a corporação dos Bombeiros, que reúne, em seu quadro, profissionais que trabalham arriscando suas vidas, para preservar a vida de outras pessoas, além de estarem a frente de projetos com foco na melhoria da qualidade de vida. Ele lembrou sobre a origem da data celebrada, reforçando o papel da instituição junto à comunidade. “O Dia Nacional do Bombeiro, bem como essa homenagem que estamos realizando hoje, é uma das formas de reconhecer os heróis que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, os animais, as cidades e as florestas, dos riscos de incêndios, dos desastres naturais, dos desabamentos, entre tantos outros sinistros e, além disso tudo, os bombeiros desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, colocou.

Gio Krug ainda destacou o desempenho da corporação após o desmembramento do Corpo de Bombeiros, em definitivo, da Brigada Militar desde janeiro de 2018, na qual prosseguiu atuando com protagonismo, segundo o vereador. Ele ainda citou ações da instituição como a “Operação Verão”, onde na última edição, entre 2021 e 2022, fechou com nenhum afogamento seguido de morte. Gio finalizou sua fala na tribuna resumindo o propósito da solenidade. “Na da mais justo e correto do que reconhecer datas e serviços desempenhados. O Corpo de Bombeiros, representado aqui pelo 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo, executa um nobre trabalho a serviço da nossa comunidade sete dias por semana, 24 horas por dia”, concluiu.

Para concretizar e perpetuar a homenagem, as autoridades realizaram a entrega de uma placa em homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo, através do representante presente na Sessão Solene, Major Aírton Juarez Ickert.

Ickert falou em nome da corporação, agradecendo a honraria recebida cumprimentando a Câmara de Vereadores e a corporação, salientando o papel desta em trabalhar pelo bem da comunidade. Na tribuna, o oficial mencionou a Semana de Prevenção Contra Incêndios e sua importância junto à população em busca de uma maior conscientização sobre riscos de acidentes e atos de prevenção.

O Major ressaltou funções exercidas pelos bombeiros ponderando limitações que profissionais podem apresentar, demonstrando que estes também podem ter suas vulnerabilidades. No entanto, pontuou situações nas quais os bombeiros precisam intervir além do salvamento, exercendo funções psicológicas para manter o controle junto a quem estiver em risco. Ao fim de sua fala, o Major Ickert frisou a relevância do reconhecimento recebido em Plenário. “Somos honrados pela homenagem e pela saudação ao desempenho de nossas tarefas, e pelo exercício de nossa vocação por homens e mulheres que compõem nossa corporação em arriscarem suas vidas por aqueles que necessitarem de nossa ajuda", definiu.

 

Dia Nacional do Bombeiro

O Dia Nacional do Bombeiro é comemorado anualmente no dia 02 de julho, como forma de homenagear os profissionais que se arriscam diariamente, 24 horas por dia, para cumprirem com seu juramento de salvar e proteger, mesmo com o risco da própria vida.

A data é uma referência a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954, o que justifica a efeméride.

A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios, realizada na semana que compreende o dia 2 de julho.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Segundo dados atualizados, cerca de 1,6 mil ocorrências foram efetuadas pela instituição em Passo Fundo entre incêndios, queimadas, resgates de pessoas, animais e outros sinistros entre 1º de janeiro e final de junho de 2022. No mesmo período, no Rio Grande do Sul, foram contabilizadas mais de 43 mil ocorrências.

Foto: Comunicação Digital/CMPF