Câmara participa de lançamento do 7º Prêmio Funcultura

A programação da Semana do Município teve anúncio de recursos para a área cultural da cidade. Na tarde de terça-feira (02), com a participação da Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Wilson Lill (PSB),  ocorreu o lançamento do 7º Prêmio Funcultura. O edital prevê o investimento de R$ 400 mil por parte da Prefeitura Municipal na área, viabilizados através do Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo.

Criado em 2011, o Fundo de Cultura foi pensado para incentivar a cultura no município, com uma alternativa de financiamento para artistas, produtores e agentes culturais da cidade. A edição de 2022 foi anunciada pela Prefeitura em evento promovido no Espaço Roseli Doleski Pretto, e contou com apresentação do Grupo de Percussão da UPF e Estúdio de Danças Jorge Rios.

O prefeito Pedro Almeida enalteceu que o edital valoriza as iniciativas culturais, que também são patrimônio da cidade, e evidencia a busca do Município para auxiliar os profissionais da área. Ainda, lembrou que o Funcultura teve origem em um projeto da Câmara de Vereadores  e agradeceu o apoio do Legislativo aos projetos enviados pelo Executivo.

Na mesma linha, o vereador Wilson Lill parabenizou a Prefeitura por dar seguimento a essa iniciativa e também ressaltou os impactos positivos gerados quando há a convergência entre os dois poderes, com a apresentação e aprovação de matérias relevantes para a sociedade. Em referência ao Funcultura, considerou esse um instrumento muito importante na medida em que, por meio de recursos municipais, os trabalhadores da cultura podem realizar novos projetos, fortalecendo o setor cultural.

Após publicação do edital, assinado na ocasião, os interessados poderão inscrever projetos em modalidades como teatro, música e literatura, por exemplo.

O evento também contou com a presença dos vereadores Michel Oliveira (PSB), Professor Gringo (Cidadania) e  Edson Nascimento (União Brasil), da secretária de Cultura, Miriê Tedesco, dentre outras autoridades.

Fotos Comunicação Digital / CMPF