Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SESSÃO SOLENE

Câmara presta homenagem aos 165 anos do Município de Passo Fundo

Integrando a programação alusiva ao aniversário do Município, que iniciou no último domingo (31), a Câmara Municipal de Vereadores realizou, na tarde desta quarta-feira (3), uma Sessão Solene em homenagem aos 165 anos de Passo Fundo, a ser comemorado no próximo dia 7 de agosto.

A solenidade foi uma iniciativa da Mesa Diretora, aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares, em reconhecimento a Passo Fundo, que foi eleita a 39ª melhor cidade do Brasil, que segue entre as 10 maiores economias do Estado e que, pelo terceiro ano consecutivo, ocupa a 8ª posição no ranking do Produto Interno Bruto (PIB).

Compondo a Mesa Oficial, o presidente do Legislativo, em exercício, vereador Indiomar dos Santos (Solidariedade), o 2º secretário, vereador Wilson Lill (PSB), o 3º secretário, vereador Nharam Carvalho (União Brasil), o 4º secretário vereador Luizinho Valendorf (PSDB), e o prefeito Pedro Almeida (PSD).

Abrindo a solenidade, em nome do Legislativo, Indiomar ressaltou a importância da realização da homenagem, através da Sessão Solene, dentro da programação especial da semana do Município, “momento máximo das festividades da nossa cidade, onde se relembra a garra da nossa gente, que apesar de todas as dificuldades, seguem firmes construindo uma realidade cada vez melhor para o nossa comunidade, o que nos enche de orgulho por ter nascido nessa terra de gente forte e guerreira, que não se deixa abater pelas dificuldades e segue em frente, trabalhando pelo sustento de suas famílias e pelo desenvolvimento da nossa cidade”, salientou. Destacou que “ao falar do aniversário da nossa cidade, relembramos a história, que começou em 1857, quando o município foi fundado com a instalação desta Câmara de Vereadores, além de toda a trajetória ao longo desses 165 anos, fomentando a economia, se tornando referência em educação, saúde, comércio e prestação de serviços, com a certeza de que, cada um de nós, que está aqui hoje, está auxiliando, contribuindo e deixando um legado às futuras gerações da nossa querida cidade”, complementou, parabenizando o Município, “pelos seus 165 anos de história, de crescimento, e que me deixa orgulhoso em dizer que suou passo-fundense e que amo Passo Fundo”, finalizou.

Como forma de eternizar o momento, os vereadores entregaram uma placa ao Prefeito Pedro Almeida, concretizando a homenagem pelos 165 anos do Município de Passo Fundo.

Fazendo uso da palavra, o prefeito Pedro Almeida iniciou sua fala agradecendo a homenagem proposta pela Câmara de Vereadores, enaltecendo a relação entre o Executivo e Legislativo, “uma relação extraordinária, com todos os vereadores, pois em Passo Fundo compreendemos que, com diálogo e tranquilidade, conseguimos avançar em pautas que são importantes para a nossa população, então, agradeço a Câmara por essa oportunidade de estar aqui e receber essa homenagem em um ambiente produtivo e de boa política em Passo Fundo”, salientou.

Pedro lembrou de muitos projetos que já aconteceram no último ano e meio da nova administração, em parceria com o Legislativo, “com a certeza de que muitos mais irão se concretizar”, afirmou. O prefeito ainda destacou as principais ações da programação alusiva a semana do aniversário do município, “como o anúncio de obras importantes e grandiosas, através dos investimentos nas avenidas Presidente Vargas e Scarpeline Ghezzi, entre outras ações simbólicas, como a campanha ‘Eu Amo Passo Fundo’, em um gesto de amor com a cidade e com todos os cidadãos passo-fundenses”, a quem parabenizou pela passagem dos 165 anos de Passo Fundo.

Encerrando a cerimônia, todos os vereadores presentes ocuparam a tribuna, oportunidade em que parabenizaram o Município, destacando momentos importantes que marcaram a história e auxiliaram no desenvolvimento, enaltecendo os investimentos realizados, que tornaram Passo Fundo referência, especialmente, nas áreas de saúde, educação, cultura, comércio e prestação de serviços. Os parlamentares fizeram um reconhecimento a todos os gestores que passaram pela administração, bem como a todos os vereadores que atuaram ao longo da história, contribuindo para a pujança da cidade. Evidenciaram a importância dos empresários, das diferentes áreas, por investirem no Município, gerando emprego e renda, e agradeceram a população passo-fundense, por acreditar e contribuir para o progresso da cidade.

 

Passo Fundo – 165 anos

Recentemente, Passo Fundo foi eleita a 39ª melhor cidade do Brasil. O ranking, elaborado pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três, e divulgado em julho, considerou 281 indicadores e avaliou os 5.565 municípios brasileiros. Além de ser destaque na lista geral, Passo Fundo está na 30ª posição entre as melhores cidades de grande porte, com mais de 200 mil habitantes.

O município também segue entre as 10 maiores economias do Estado, e, pelo terceiro ano consecutivo mantém-se na 8ª posição no ranking do Produto Interno Bruto (PIB), que supera os R$9.8 bilhões de reais (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e do Departamento de Economia e Estatística do Estado em 2019). No setor de Serviços, Passo Fundo aparece na 4ª posição.

Dados coletados pelo IBGE também mostram que o expressivo crescimento da população local, que saltou de aproximadamente 170 mil pessoas no começo dos anos 2000 para 204 mil habitantes em 2020, vem sendo acompanhado lado a lado pelo avanço econômico, fazendo de Passo Fundo o 4º município gaúcho que mais gerou empregos formais no último ano.

 Veja a galeria de fotos aqui: https://www.camarapf.rs.gov.br/galeria/138/homenagem-aos-165-anos-do-municipio

Foto: Comunicação Social/CMPF