NOTÍCIA
EDUCAÇÃO
Gabinete da Leitura doa 200 livros para o Centro Pós-Covid

Em ato realizado na manhã desta quinta-feira (4), a Câmara
Municipal de Vereadores, através do vereador Leandro Rosso (Republicanos),
realizou a doação de 200 livros para o Centro Pós-Covid de Combate à
Desigualdade Social, marcando a retomada do programa Gabinete da Leitura,
interrompido durante o período da pandemia. A iniciativa integra a programação
alusiva aos 165 anos do Município, e visa proporcionar um espaço de leitura
junto ao Centro Pós-Covid, criado pela Prefeitura, para atender estudantes da
rede municipal de ensino, que apresentam dificuldades de aprendizagem,
especialmente, em consequência da pandemia, que por um longo período, manteve
as escolas fechadas. O vereador Rodinei Candeia (Republicanos) acompanhou a
cerimônia.
O Gabinete da Leitura foi criado através do Projeto de Resolução nº 9/2018, de autoria do vereador Leandro Rosso, com o objetivo de sensibilizar a sociedade a contribuir com a educação e a cultura, através da doação de livros novos e usados para escolas e entidades do Município. Desde então, mais de 2.000 livros foram doados, beneficiando 15 escolas municipais, além da biblioteca do Hospital Beneficente Dr. César Santos. Após dois anos suspenso, em virtude da pandemia da Covid-19, o programa foi retomado, com a entrega de 200 livros ao Centro Pós-Covid, doados pela comunidade e duas empresas privadas que apoiam o projeto.
De acordo com Rosso, a ideia de levar o Gabinete da Leitura para o Centro Pós-Covid surgiu na inauguração do novo espaço, que aconteceu em maio deste ano. “Naquela oportunidade fiquei emocionado com o trabalho que já estava sendo realizado pelo Centro, mas percebi a ausência de uma atividade aos pais e estudantes que aguardavam o atendimento, então, surgiu a ideia de proporcionar um ambiente de leitura para essas crianças e adolescentes, e seus pais, proposta que foi apresentada e acolhida pela coordenação”, recordou Rosso.
As doações contemplam 150 obras de literatura infantil e infanto-juvenil, além de 50 exemplares de autoajuda, voltados para o público adulto. De acordo com a coordenadora do Centro Pós-Covid, Rochele Tondello da Silva, além de ficarem disponíveis na sala de espera, os livros serão distribuídos em todas as salas de atividades, pois “se tratando de um espaço pedagógico e de aprendizagem, o livro vem nessa proposta do estímulo, da motivação, do tocar, do sensorial, então, todos os alunos atendidos terão acesso, bem como os pais, que poderão ter esse momento cultural, de leitura, enquanto aguardam o atendimento”, explicou.
O Secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira enalteceu o programa Gabinete da Leitura e agradeceu ao vereador Leandro Rosso pelo trabalho forte que realiza pela educação, enfatizando que “o programa é um exemplo para nossa Cidade Educadora, nossa Capital Nacional da Literatura, a partir do momento em que o Poder Legislativo propõe uma ação que educa as pessoas, pois o elemento fundamental para despertar o gosto pela leitura, é o livro, e, portanto, é motivo de alegria para a Secretaria da Educação estar apoiando e potencializando esse projeto”, afirmou.
O prefeito Pedro Almeida parabenizou o Legislativo, em especial o vereador Leandro Rosso, pela iniciativa do programa e por ter levado o Gabinete da Leitura ao Centro Pós-Covid. “Ficamos extremamente felizes com a dedicação do Legislativo em prol da nossa educação, não somente através da aprovação dos projetos que beneficiam a rede municipal de ensino e os nossos servidores, mas, hoje, em especial, por essa proposta que tem um contexto diferente, mais amplo no que diz respeito a literatura, e esse incentivo a gente precisa, também. Parabéns por defender essa pauta e por ter essa ideia de trazer o Gabinete ao Centro Pós-Covid, pois quem ganha são as nossas crianças e suas famílias, quem ganha é a cidade com todas essas boas iniciativas”, salientou Pedro Almeida.
Rosso evidenciou a qualidade das obras doadas, que envolvem títulos de autores importantes da literatura brasileira, sugeridos pela própria coordenação e professores que atendem no Centro, como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo, Maurício de Souza, entre outros. “São livros de altíssima qualidade, que, em sua maioria, se fossem adquiridos em livrarias, custariam, em média, entre R$ 40 e R$ 150, e que, graças a doação dos parceiros do Gabinete da Leitura, agora estão disponíveis gratuitamente para o público atendido pelo Centro Pós-Covid, da mesma forma como já aconteceu nas escolas municipais e aos usuários da biblioteca do Hospital Municipal, beneficiados nos dois primeiros anos do programa, um resultado que nos deixa muito felizes e orgulhosos”, comemorou.
Em nome do Legislativo, Rosso agradeceu ao Prefeito Pedro Almeida por integrar a ação do Gabinete da Leitura nas comemorações do aniversário do Município, e a “oportunidade de levar o programa para dentro do Centro Pós-Covid, onde a coordenação e demais profissionais estão realizando um trabalho espetacular por nossas crianças, adolescentes e suas famílias, que agora, poderão contar com mais esse incentivo à leitura, que é papel fundamental de uma Cidade Educadora e Capital Nacional da Literatura”, salientou, evidenciando, também, “minha gratidão, primeiramente a sociedade, aos empresários que abraçaram o projeto, pois se não fossem eles, esse trabalho não seria possível, e, poder incentivar a leitura, tenho certeza, muda a vida da criança, do jovem e do adulto, para a sua formação pessoal e profissional”, finalizou.
Doações
As doações de livros podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no gabinete do vereador Leandro Rosso, na Câmara Municipal. Quem não puder levar até o local, pode entrar em contato pelo whatsapp (54) 99182 1225.
Próximas edições
As duas próximas edições do Gabinete da Leitura devem acontecer nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Adolfo Camargo, no bairro Santa Marta e Escola do Hoje, no bairro São José, em datas a serem agendadas.
Centro Pós-Covid
Pioneiro no Estado, o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional foi criado para atender alunos de toda a rede municipal que tiveram perdas no processo de ensino-aprendizagem devido à pandemia e ao distanciamento social com o objetivo de promover uma educação de qualidade para todos.
O espaço conta com professores de diversas áreas, pedagogo, neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social e todas as suas salas foram planejadas para acolher os estudantes encaminhados pelas escolas da rede municipal.
O Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional fica na Rua Antônio Araújo, 1151, Centro.
Foto: Comunicação Digital/CMPF