REUNIÃO PLENÁRIA

Sessão tem análise de proposições, cobranças ao Executivo e homenagem

Os vereadores passo-fundenses se reuniram em nova Sessão Plenária na tarde de segunda-feira (26), para a discussão de proposições que tramitam na Casa. Além dos Pedidos de Providência e Indicações protocolados pelos próprios parlamentares, integrou a agenda da Sessão ao menos um Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal. Destaque também ao Grande Expediente, momento em que foi prestada homenagem ao CTG Moacyr da Motta Fortes e expostas cobranças ao Executivo em relação a proposições apresentadas e não atendidas e pela falta de médicos.

Entre os quase trinta Pedidos de Providência e Indicações, constavam demandas como melhorias na iluminação pública, manutenção de ruas e de bueiros, alteração de local de paradas de ônibus, dentre outras reivindicações da comunidade recebidas pelos vereadores e que serão direcionadas às secretarias municipais responsáveis.

Na Pauta, em primeira discussão, o Projeto de Lei Nº 103/2022, protocolado pelo Executivo. O texto trata sobre a estruturação de sistemas, mecanismos e medidas de incentivo e apoio à inovação, ao empreendedorismo inovador, à ciência e tecnologia no ambiente municipal, empresarial, acadêmico e social do município.

A matéria tramita em regime de urgência e tem entre os seus objetivos promover a inovação de base tecnológica e social como fator de desenvolvimento econômico, geração de renda e de novas oportunidades de trabalho aos cidadãos passo-fundenses; apoiar a interação entre empresas, governos, academia e sociedade civil organizada em favor da inovação para o desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida em Passo Fundo.

Para isso, a lei institui o Conselho de Inovação de Passo Fundo - CIPF, órgão consultivo, deliberativo e normativo e de caráter permanente.

A Sessão dessa segunda-feira não teve projetos em votação na Ordem do Dia.

Grande Expediente tem homenagem a CTG e cobranças à Prefeitura

O orador do Grande Expediente foi o vereador Gleison Consalter (PDT), o Palhaço Uhu. O parlamentar reivindicou mais atenção do Executivo para as demandas da comunidade. Ao apresentar um vídeo em que uma moradora se queixa da falta de pediatra no CAIS Fragomeni, no Bairro São Cristóvão, frisou que essa é uma necessidade levada constantemente pelos moradores ao seu gabinete. “Reconhecemos o bom trabalho que a Secretaria de Saúde desempenhou durante a pandemia, mas, no dia a dia, ainda temos recebido muitas reclamações na área da saúde pública, principalmente, em relação à falta de médico pediatra nesse CAIS, e não podemos ficar calados. Esperamos que o Executivo tome providências definitivas e urgentes”, reclamou.

Na mesma linha, ao relacionar a proposições de sua autoria, como Pedidos de Providência e Indicações, expôs que muitos pedidos, voltados a resolver problemas da comunidade, não têm a atenção devida das secretarias municipais. “Somos da Oposição, minoria na Casa, uma função complicada ao legislar. Mesmo alguns pedidos simples, apesar de protocolar corretamente, nos reunir com os secretários, não conseguimos resolver. Nos cabe vir aqui expor e cobrar. Precisamos de justificativas melhores por parte dos secretários. Precisamos de resultado, senão a comunidade de Passo Fundo que é a prejudicada”, enfatizou.

Em seguida, o parlamentar dedicou tempo de seu Grande Expediente para prestar reconhecimento ao Departamento Artístico do CTG Moacyr da Motta Fortes, localizado no bairro Vera Cruz, pelas recentes conquistas em competições de relevância estadual.

Conforme listou, os integrantes do CTG se destacaram no Enartinho 2022, foram vice-campeões no Festmirim, vencedores na competição de danças tradicionais com dobradinha como melhor coreografia de entrada e saída no Rodeio da Planalto, nas categorias pré-mirim, mirim e juvenil, e conquistaram o segundo lugar nas danças tradicionais na categoria veterana. Os representantes do CTG - entidade liderada pelo patrão Eleandro José Colussi - receberam um certificado de Honra ao Mérito.

Fotos: Comunicação Digital/CMPF