SESSÃO SOLENE

Câmara concede homenagem a servidores municipais aposentados

A Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo realizou uma solenidade no final da tarde desta quarta-feira (7) em que oficializou reconhecimento a servidores públicos municipais aposentados. O Legislativo Municipal entregou o título de Servidor Aposentado Emérito de Passo Fundo para 98 servidores que se aposentaram de suas funções entre os anos de 2021 e 2022. A Sessão Solene contou com a presença dos parlamentares, de representantes do Executivo, além de familiares dos homenageados. A iniciativa se deu mediante Projeto de Lei de autoria da vereadora Regina Costa dos Santos (PDT) e sancionado pela Administração Municipal.

O membro da Mesa Diretora da Câmara, vereador Wilson Lill (PSB), coordenou a cerimônia, que teve em sua Mesa Oficial o secretário municipal de Transparência e Relações Institucionais, Édison Machado, a dirigente do CMP-Sindicato, Débora Soares, e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso), Maria Bernadette Mattos, que representou os servidores aposentados homenageados.

Ao início da Sessão, Wilson ressaltou a ocasião lembrando dos serviços prestados pelos servidores, durante longo período, para a comunidade nos mais variados segmentos e da dedicação que estas pessoas tiveram no cumprimento de suas funções. “É uma honra para este Parlamento realizar essa solenidade para reconhecer o trabalho de toda uma vida feito por todos vocês”, completou.

No espaço proponente, o vereador Wilson salientou a importância da solenidade para que seja retribuído a cada servidor municipal aposentado o trabalho desempenhado por uma forma de reconhecimento. O vereador destacou a iniciativa da vereadora professora Regina em lembrar do reconhecimento a estes.

Wilson ainda pontuou a colaboração que eles deram ao serviço público pela dedicação e compromisso aplicados durante suas jornadas. “Essa singela homenagem expressa o respeito e admiração desta Casa Legislativa, um modesto reconhecimento frente ao imenso trabalho prestado aos passo-fundenses por todas as senhoras e senhores agraciados. A vida profissional de todos os homenageados desta noite e a valiosa contribuição ao setor público são exemplos a serem seguidos pelos demais servidores, especialmente os mais novos, que os terão como referencial de seriedade, trabalho e compromisso. Durante o período da atuação dos senhores e senhoras, a cidade alcançou notáveis transformações e vocês fazem parte dessa história. O Legislativo Municipal agradece a todos vocês”, afirmou.

Conforme o protocolo, a servidora aposentada e atual presidente do Simpasso, Maria Bernadette Mattos, se pronunciou na tribuna em nome dos homenageados, após receber seu título. Ela fez menção à iniciativa e frisando a colaboração dada à população por longo tempo. Também destacou a importância do papel dos servidores municipais na construção de uma Passo Fundo melhor.

Maria Bernadette ainda salientou a colaboração de muitos servidores durante a pandemia da Covid-19, citou leis que, segundo ela, trouxeram perdas à vida funcional dos servidores e exaltou a necessidade de criar políticas que valorizem o servidor público municipal aposentado. Ao fim de seu espaço, ressaltou o papel dos servidores públicos no desenvolvimento do município. “Eles desempenham um papel essencial no desenvolvimento e crescimento de Passo Fundo. Enquanto aposentados, somos testemunhas do trabalho, da jornada e da luta de todos os servidores públicos municipais. Pelos anos de trabalho prestados, temos consciência de nossa nobre missão que, ao ser desempenhada, contribuiu relevantemente para a grandeza de nossa cidade. Parabenizo a todos os servidores públicos municipais aposentados pelo legado deixado no que se refere à nobre e honrosa função de servir ao público”, completou.

Após sua fala, os homenageados presentes receberam seus títulos de Servidor Aposentado Emérito do Município das mãos dos vereadores presentes ao término da solenidade.

Servidor Aposentado Emérito de Passo Fundo

A iniciativa partiu do Projeto de Lei nº 54/2022, de autoria da vereadora Regina Costa dos Santos (PDT), aprovado por unanimidade no Legislativo e sancionado pelo Executivo Municipal, originando a Lei nº 5.665/2022. A justificativa da matéria salienta o reconhecimento do serviço prestado pelos servidores públicos que cumpriram sua carreira junto ao Poder Público Municipal a serviço da comunidade. Segundo o texto, a honraria será concedida anualmente a servidores públicos ocupantes de cargos de provimento efetivo e aos empregados públicos da Administração Pública Municipal, direta e indireta, dos Poderes Executivo e Legislativo de Passo Fundo. Para serem incluídos na homenagem, devem constar no quadro de aposentados no período entre 1º de outubro do ano anterior a 30 de setembro do ano em curso. Para os próximos anos, a solenidade deve ser realizada a cada mês de outubro.

Foto: Comunicação Digital / CMPF