Legislativo presente na final do Campeonato de Futebol Amador

A Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo participou, na manhã do domingo (15), da Final do Campeonato de Futebol Amador da Primeira Divisão, Taça Orides Florão, com a presença do Presidente da Casa Legislativa, Alberi Grando (MDB), e do vereador Gio krug (PSD), além do Secretário de Esportes, Gilberto Bellaver.

Na edição de 2022 do Campeonato, 20 equipes disputaram a Taça, que recebeu o nome de Orides Florão, em homenagem ao fotógrafo que acompanhou as 32 edições da disputa do campeonato de futebol amador da cidade, fazendo os registros fotográficos das equipes, dos jogos, comissões técnicas e da arbitragem.

O Secretário de Esportes do Município, Gilberto Bellaver, falou com as equipes no início do evento e citou que “todo o evento foi um grande espetáculo do futebol pela conduta que os atletas tiveram, e, na final, pediu um espírito esportivo dos atletas para que a disputa fosse apenas em campo e não fora das quatro linhas”, comentou. O que de fato trouxe um resultado muito positivo para as duas equipes que apresentaram um futebol de poucas faltas e grandes lances em campo.

Já o presidente da Câmara Municipal falou sobre a sua breve participação como médico esportivo de uma das equipes da cidade, que não teve continuidade em virtude do preparo físico necessário, recordou.  “Tive meus momentos dentro do campo e pude sentir a emoção de estar envolvido em um campeonato, mas é necessário mais do que isso para desenvolver essa atividade médica, que inclusive saúdo quem a pratica, porque não é fácil”, citou. Grando ainda comentou sobre as ações do Legislativo em prol do esporte municipal com os debates sobre a criação da Secretaria de Esportes, que promoverá um incremento nas atividades esportivas locais.

Para o vereador Gio Krug, a participação da comunidade na montagem dos times e na torcida dentro do estádio é fundamental. “Essa final demonstra o nível e a qualidade técnica dos jogadores e o preparo que tiveram para chegar até aqui e isso só é possível com a participação da comunidade, afinal as equipes vieram de dentro das vilas e hoje podem estar apresentando o resultado para toda a sociedade”, frisou. Krug ressaltou a importância da aprovação, pela Câmara Municipal, no ano de 2022, do projeto que criou o FUNESPORTE, o que vai viabilizar a captação de mais recursos para a promoção dos esportes na cidade de Passo Fundo.

Com a arbitragem comandada pelo juiz da CBF Jean Pierre Gonçalves Lima, a equipe do Roma B sagrou-se campeã, vencendo pelo placar de 3x2 o time do Boca Juniors, levantando a Taça Orides Florão, no Vermelhão da Serra.

Foto: Comunicação Digital / CMPF