NOTÍCIA
SAÚDE E LEGISLAÇÃO
Nova série abordará campanhas e legislações na área da saúde

A partir desta terça-feira (24), apresentaremos
uma nova série nas plataformas digitais da Câmara Municipal de Vereadores de
Passo Fundo. Denominada “Saúde e Legislação”, a série tem como objetivo
produzir e divulgar conteúdos sobre temas importantes na área da saúde,
especialmente os que originaram campanhas municipais, estaduais, nacionais e
internacionais, seja por uma data única comemorativa ou por campanhas mensais,
identificadas através de cores representativas.
Há um vasto calendário que se estende por todo o ano e a proposta desta série é resgatar a origem das datas comemorativas e campanhas de conscientização, com ênfase nas suas legislações, normas e regulamentações, bem como nas ações que são realizadas para suas promoções, construindo e disseminando a circulação do conhecimento sobre os diferentes temas tratados.
Para dar início a esse trabalho, nesta edição vamos falar sobre Saúde Mental e a campanha Janeiro Branco.
Janeiro Branco
O mês de janeiro é um período em que as pessoas costumam realizar reflexões, revisar comportamentos e adotar novos planos para suas vidas. Foi nesse sentido que surgiu o Janeiro Branco, um movimento social dedicado aos cuidados com a saúde mental e emocional, reforçando a importância da reflexão e conscientização sobre o tema. O objetivo da campanha, realizada por profissionais de saúde e voluntários, é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos.
O movimento surgiu no Brasil em 2014, por iniciativa do psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão, que percebeu a importância do assunto e criou esse marco. No Rio Grande do Sul, a Campanha de Estímulo ao Cuidado da Saúde Mental e Bem-Estar foi instituída pela Lei nº 15.412, de 19 de dezembro de 2019.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é definido como "um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva", ou seja, a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.
Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono, preocupação excessiva, são alguns sintomas que o corpo pode apresentar, indicando que está na hora de dar atenção especial à saúde mental.
Em 2022, a OMS divulgou sua maior revisão sobre saúde mental desde a virada do século: em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental; o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos casos ocorreram antes dos 50 anos de idade; os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade; pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis; desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática, que estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.
Em 2023, o tema do Movimento Janeiro Branco é “A vida pede equilíbrio”, convidando a sociedade a refletir sobre a importância do equilíbrio na vida das pessoas, chamando a atenção para a necessidade de uma rotina mais harmoniosa e com momento de autocuidado.
Arte: Comunicação Digital/CMPF