Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SESSÃO SOLENE

Câmara Municipal reconhece trajetória de 25 anos do CINBALAGENS

A preocupação com o meio ambiente e com as consequências nocivas do descarte incorreto de embalagens de agrotóxicos foi o que motivou o surgimento do Consórcio Intermunicipal para Destinação Final de Embalagens (CINBALAGENS). Fundado em 19 de setembro de 1998, o Consórcio tornou-se pioneiro no trabalho que deu origem à logística reversa de embalagens vazias.

Prestes a completar 25 anos de trajetória, a importância do serviço realizado pelo CINBALAGENS foi oficialmente reconhecida pela Câmara Municipal de Passo Fundo. A solenidade aconteceu no Plenário Sete de Agosto e contou com a presença de integrantes da organização, membros da Federação Nacional das Associações de Centrais e afins (FENACE), lideranças políticas e demais convidados, vindos, inclusive, de outros estados do Brasil, como Paraná e Bahia. A concessão da homenagem foi uma proposição de iniciativa do vereador Rodinei Candeia (Republicanos).

Desde o início de suas atividades, o CINBALAGENS busca promover uma cultura do descarte consciente de resíduos, fomentando o desenvolvimento de ações que resultem na preservação do meio ambiente. Atualmente, é o principal centro de recolhimento de embalagens de agrotóxico vazias do Rio Grande do Sul que reúne 10 postos de recebimento. Em parceria com cerealistas, cooperativas e revendas de insumos, o CINBALAGENS abrange uma área de 214 municípios.

Em seu espaço de manifestação como proponente, Candeia destacou o protagonismo do CINBALAGENS no processo de logística reversa. “Através do CINBALAGENS, Passo Fundo foi a primeira cidade brasileira a entender e executar o processo da logística reversa das embalagens de agrotóxicos, colocando o Brasil como pioneiro neste trabalho” afirmou ele. O vereador ainda enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela FENACE, organização com sede no Município. Segundo ele, a FENACE “foi criada com a missão de dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas associações de revendas e cooperativas agrícolas, as quais realmente cabe todo crédito pela maturação e consolidação do sistema de logística reversa regionalizada”.

A logística reversa de embalagens de agrotóxicos é o processo de coleta, transporte, tratamento e destinação adequada das embalagens vazias, após o uso nas atividades agrícolas. O recolhimento das embalagens de produtos agrícolas reduz os impactos ambientais associados ao descarte inadequado dessas embalagens, que podem conter resíduos de produtos químicos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Assim, os principais objetivos da logística reversa são reduzir a contaminação do solo e da água, evitar a exposição de pessoas a produtos químicos tóxicos e promover a reciclagem de materiais, sempre que possível. Os vasilhames, inclusive, podem tornar-se diferentes produtos: barricas de papelão, tubos para esgoto, caixas de bateria automotiva, tampas para embalagens de defensivos agrícolas e até mesmo podem ser utilizadas na confecção de novas embalagens para agrotóxicos.

A Diretora Executiva e Operacional do CINBALAGENS e também presidente da FENACE, Sandra Rodriguês, falou em nome das organizações durante a solenidade e afirmou que o trabalho realizado é destaque no setor de recolhimento e logística reversa de embalagens no Brasil. “O CINBALAGENS é referência no cuidado com o meio ambiente e assume a sua responsabilidade de ser agente de transformação. Unimos forças e coordenamos todo o sistema, desde o agricultor nos processos de tríplice lavagem, passando pelas revendas que contribuem com o recebimento e destinação das embalagens, até o contato com os órgãos fiscalizadores e o Poder Público” enfatizou ela.

Sandra destacou ainda que na região de atuação do CINBALAGENS cerca de 90% de todas as embalagens usadas nas propriedades são devolvidas e passam por um processo de reciclagem, sendo que apenas 8% são incineradas. Os números são positivos e demonstram que as ações do Consórcio e os procedimentos adotados nas propriedades contribuem, de fato, com o meio ambiente e também com a saúde pública. Além do trabalho realizado junto aos produtores rurais e na dinâmica da cadeia de reciclagem, o CINBALAGENS e a FENACE também desenvolvem iniciativas de conscientização ambiental junto às escolas e universidades dos municípios em que atuam, a fim de promover a adoção de boas práticas como a separação e destinação adequada do lixo doméstico.

Foto: Comunicação Digital / CMPF

Galeria de fotos