Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SAÚDE E LEGISLAÇÃO

Outubro Rosa

Outubro é um mês dedicado as campanhas de prevenção ao câncer de mama. O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce dessa doença, denominado Outubro Rosa, iniciou na década de 1990, quando o laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção ao câncer de mama, foi lançado e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) que, desde então, passou a ser promovida anualmente.

O Outubro Rosa é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O Câncer de mama

O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, no mundo, com exceção dos casos de câncer de pele não melanoma. No Brasil, as taxas mais altas ocorrem nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e, atualmente, o controle da doença é uma prioridade da agenda de saúde do país.

Para este ano estão estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres, conforme o INCA.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Mortalidade

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar. Conforme dados do relatório anual do INCA, apresentado no final de 2022, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

Fatores de risco

Não há uma causa específica para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como aspectos da vida reprodutiva/hormonais; envelhecimento; aspectos comportamentais/ambientais, como obesidade, consumo de álcool e pouca atividade física, bem como a exposição à radiação ionizante; além de fatores hereditários/genéticos, como histórico familiar de câncer de mama. 

Mamografias

No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.

A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos e está disponível através do Sistema Único de Saúde.

Arte: Comunicação Digital/CMPF