NOTÍCIA
TRIBUNA POPULAR
ACERGS incentiva a prática de esportes para as pessoas com deficiência visual

Antes da abertura da Reunião Plenária Ordinária, o espaço destinado à Tribuna Popular foi ocupado, nesta quarta-feira (04), pelo representante da Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (ACERGS), Willian Gabriel Flores. A indicação foi feita pelo vereador Ernesto dos Santos (PDT), em virtude do aniversário de 56 anos da instituição, celebrado no próximo dia 20 de outubro.
A ACERGS é uma entidade sem fins lucrativos e a assistência social é sua área de atuação preponderante. Presta serviços de atendimento e assessoramento aos seus associados, beneficiários e usuários, bem como atua na defesa e garantia de seus direitos.
Em seu pronunciamento, William destacou o trabalho realizado pela ACERGS no que diz respeito ao incentivo à prática de esportes. Atualmente, a organização trabalha com seis modalidades esportivas: futebol de cego, futebol de pessoas com baixa visão, judô, goalball, xadrez e corrida de rua. “O trabalho da ACERGS já rendeu muitos frutos para o esporte paralímpico no Brasil. Um bom exemplo é o Ricardo Alves. Talvez muitos de vocês já o conheçam, ele foi eleito pela quinta vez consecutiva como o melhor jogador do mundo do futebol para cegos. Quem lançou esse atleta foi a ACERGS ", destacou ele.
William também enfatizou que Passo Fundo foi a primeira cidade a implementar um núcleo da ACERGS no interior do estado, o que facilita o acesso dos usuários aos serviços prestados. “Em funcionamento desde o ano passado, o núcleo da ACERGS em nosso Município tem como atividade principal o incentivo à prática de esportes para pessoas com deficiência visual, o que na nossa cidade ainda, infelizmente, carecemos muito”, disse o representante. Ele explicou que uma das modalidades que o núcleo da ACERGS em Passo Fundo estimula é a corrida de rua. Os atletas com deficiência visual têm a possibilidade de praticar o exercício com o auxílio de um guia e participam de circuitos em diversas cidades.
Ainda segundo Flores, o próximo passo no incentivo à prática de esportes é a implementação do programa “Pedalando com a ACERGS” que prevê o uso de bicicletas modelo tandem que possibilitam o acompanhamento de um guia. “Em dezembro, Passo Fundo irá sediar o primeiro passeio ciclístico para pessoas com deficiência visual. Com isso, queremos garantir que os cegos ou pessoas com baixa visão sejam incluídos na sociedade” afirmou Flores.
Foto: Comunicação Digital CMPF