NOTÍCIA
CULTURA
Câmara participa de Fórum Municipal de Cultura

A
Câmara de Vereadores esteve presente na primeira edição do Fórum Municipal de
Cultura, realizado na noite desta última quinta-feira (16), na Sala Multiuso do
Colégio Notre Dame, região central do município. Nesta oportunidade, o vereador
Michel Oliveira (PSB) representou o Parlamento no evento que tratou de expor
para a comunidade atividades em andamento, além de investimentos visando
promover a cultura no município. Estiveram presentes o prefeito de Passo Fundo,
Pedro Almeida, além de secretários municipais e representantes de entidades
culturais.
O prefeito Pedro Almeida realizou uma apresentação de projetos e ações já realizadas ou em andamento ligadas à pasta e pontuou a sua importância por ela estar vinculada a iniciativas que envolvem outros setores do município. Ele apontou eventos como a feira do Livro por conseguir atrair um grande público e valorizar o espaço público enquanto ponto agregador. Com experiência como secretário de Cultura em gestão anterior, o prefeito endossou a recuperação do pórtico da Roselândia, o vislumbrando como destaque na área do turismo enquanto potencial, bem como o resgate de espaços como a praça Marechal Floriano, no centro da cidade, e uma atenção especial ao teatro municipal Múcio de Castro. Após citar outros planos em andamento, ele sublinhou a relevância na participação de diversos atores atuantes no setor e a equipe que trabalha na pasta, não deixando de observar a necessidade em sempre progredir. “Estamos em um novo momento na Cultura no município, celebrando os avanços, mas lembrando que devemos sempre evoluir. É preciso ter um senso crítico para saber o que e onde devemos melhorar. Precisamos ter um olhar humano para compreender o funcionamento das coisas e priorizar um diálogo aberto e uma construção feita de forma coletiva, pois quando ouvimos, conseguimos corrigir eventuais distorções ou erros. Seguimos adiante para seguir entregando novas ações”, completou.
A secretária municipal de Cultura, Miriê Tedesco, destacou a importância de sua pasta em demandas que envolvem diversos setores no município. Ela sugeriu que fosse instaurada uma central de pensadores para organizar ideias e iniciativas que envolvam a cultura junto a outras áreas. Miriê alertou sobre a necessidade de atender diversas demandas do meio cultural, além de poder viabilizar ainda mais o uso do teatro municipal e exaltar entidades voltadas à cultura estarem disponíveis à comunidade. “É importante ampliar diálogos sobre ações, como termos espaços para receber projetos fora do horário de trabalho habitual do meio público. Também o uso do teatro municipal, pois nunca tivemos tanta procura por tantos artistas, muitos trabalhos apresentados ali. Ainda há a nossa Academia de Letras e o Instituto Histórico como espaços importantes. Essa possibilidade de investimento naquilo que já temos, deve ser levada muito a sério para fazermos ações concretas”, declarou.
O vereador Michel ressaltou a realização do evento com espaço para acolher ideias e demandas. Ele também pontuou a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) como uma ferramenta a contribuir para o setor a partir do próximo ano. Ela foi sancionada em 2023 pela Administração a partir de Projeto de Lei de autoria do parlamentar aprovada na Câmara. Michel ratifica que essa legislação pode servir como grande auxílio para obtenção de recursos para a cultura no município mediante aplicação de decreto legislativo junto a essa lei. O vereador frisou que a Câmara pode contribuir com essa legislação para somar às iniciativas da Administração, observando que ela busca viabilizar o incentivo fiscal por parte de pessoas físicas ou jurídicas para realização de projetos culturais, além de alertar sobre o benefício tanto a agentes culturais quanto a empresas e sobre o aumento de recursos para a pasta da Cultura. Michel sublinhou que o Legislativo trabalhará em conjunto com o Executivo para a aplicação da lei e em torno de mais ações envolvendo o setor, incluindo o aumento do percentual de orçamento destinado à pasta. “Como um ativista da cultura e do esporte, faremos essa provocação na Câmara para que nós vereadores possamos, dentro das possibilidades orçamentárias, trabalhar para ampliar o percentual de recursos voltados à Cultura. Deste modo, a Secretaria terá ainda mais possibilidades para produzir e poder realizar ações voltadas a esse setor tão importante para nossa cidade”, concluiu.
Foto: Comunicação Digital / CMPF