NOTÍCIA
GRANDE EXPEDIENTE
Vereador Leandro Rosso exalta ações de Educação e Justiça Social

O período do Grande Expediente desta segunda-feira, 20, foi utilizado pelo vereador Leandro Rosso (Republicanos). O parlamentar escolheu três temas para discorrer na tribuna devido à sua importância nas áreas da Educação e da Justiça Social. O Gabinete da Leitura, a Cyberliga e os 20 anos da Casa da Mulher Maria da Penha foram abordados em seu pronunciamento.
A primeira iniciativa destacada por Rosso foi o Gabinete da Leitura, que chegou à 20ª edição neste ano, com objetivo de estimular o apreço à literatura por parte da sociedade, em especial das novas gerações. O projeto, de sua autoria, consiste na arrecadação de livros junto à população, seguida de uma triagem pedagógica e entrega às instituições de ensino da rede municipal.
Conforme Rosso, desde a sua primeira edição, em novembro de 2017, já foram entregues 2,5 mil livros às escolas de Passo Fundo. Para ele, o Gabinete da Leitura fortalece o senso crítico das crianças e jovens, estimulando a formação de bons leitores e bons cidadãos. “É uma maneira de incentivar a leitura na Capital Nacional da Literatura”, classificou.
Lamentou as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, devido à suspensão das atividades presenciais, mas exaltou o fortalecimento do projeto desde a sua retomada. Segundo o vereador, a próxima edição deverá contar com o apoio da Academia Passo-Fundense de Letras nas doações, com a presença de escritores no ato de entrega de publicações.
Outra estratégia na área da educação exaltada no Grande Expediente foi o projeto da administração municipal denominado Cyberliga. A ação integra o Plano de Combate à Desigualdade Educacional e atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano, com atividades no turno escolar inverso, focadas na resolução de lacunas no conhecimento.
A iniciativa envolve professores e outros estudantes para auxiliar, por meio de ferramentas digitais, alunos que não atingem a média, em uma dinâmica classificada por Rosso como “visão audaciosa para a aprendizagem”. Segundo ele, a Cyberliga “capacita alunos a serem protagonistas de suas jornadas” e aposta no “poder transformador da educação”. O parlamentar parabenizou os “Cybermestres” e todos os participantes.
Proteção às mulheres
Por fim, Rosso também enalteceu o trabalho desenvolvido pela Casa da Mulher Maria da Penha, que completou duas décadas neste ano. Ressaltou a importância da atuação da entidade para a proteção de mulheres vítimas de violência e seus filhos. “Ao longo das duas últimas décadas, a instituição se consolidou como um refúgio seguro e um farol de esperança para milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade”, descreveu.
Conforme o vereador, a instituição colabora para a “construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, em uma atuação discreta, silenciosa, mas com impacto e valor imensos. Em 20 anos, foram mais de 2 mil mulheres acolhidas em um “ambiente seguro e propício para o desenvolvimento” e seus dependentes. A entidade presta apoio jurídico e orientação às mulheres, além dos esforços para reintegrá-las ao mercado de trabalho e ao convívio social.
Homenagens
Ao término do Grande Expediente, a sessão foi suspensa para a entrega de certificados de Honra ao Mérito para representantes da Casa da Mulher Maria da Penha e do projeto Cyberliga.
“Esses projetos, unidos pelo compromisso com a educação e justiça social, refletem o verdadeiro espírito de nossa legislatura. Ao avançarmos, mantenhamos essa chama acesa, buscando sempre construir uma Passo Fundo mais justa e inclusiva para todos”, manifestou Leandro Rosso.
Galeria de fotos
.jpeg)