Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SAÚDE E LEGISLAÇÃO

Combate ao Câncer

Nessa segunda-feira, 27 de novembro, se comemorou o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi instituída através da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988 e tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.

Câncer é um termo que abrange um conjunto de mais de 100 doenças malignas, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Dividindo-se rapidamente, estas células podem se tornar muito agressivas e incontroláveis, formando tumores que podem se espalhar pelo corpo.

O câncer surge a partir de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. Quando começam na pele ou mucosas recebem o nome de carcinomas. Quando começam nos ossos, músculos ou cartilagens, são chamados sarcomas.

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo, mas alguns são mais afetados do que outros e de acordo com o Ministério da Saúde, cada órgão pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.

Não há uma causa única para o surgimento, mas 80 a 90% dos casos de câncer estão associados a agentes externos: o meio ambiente (água, terra e ar), o ambiente de trabalho (indústrias químicas e afins), o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) e o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida).

Há também as causas internas: hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas. Essas causas estão relacionadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. O fator genético exerce um papel importante na formação dos tumores, mas, segundo o Ministério da Saúde, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos. Há também alguns fatores genéticos que tornam certas pessoas mais suscetíveis, o que explica porque algumas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

O envelhecimento natural também provoca mudanças nas células, tornando os idosos mais vulneráveis. Somado ao fato das suas células terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, justifica-se, em partes, o porquê do câncer ser mais comum nessa fase da vida.

Como prevenir o câncer?

Entre as principais dicas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para se prevenir contra o câncer, estão:

-  não fumar

-  manter uma alimentação saudável

-  manter o peso corporal adequado

-  praticar atividades físicas

-  amamentar

-  realizar os exames preventivos do câncer de mama e do colo do útero

-  fazer a vacina contra o HPV nas meninas de 9 a 14 anos e nos meninos de 11 a 14 anos

-  fazer a vacina contra a hepatite B

-  evitar a ingestão de bebidas alcoólicas

-  evitar o consumo de carne processada

-  evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e usar sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios

-  evitar a exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Arte: Comunicação Digital/CMPF