EMENDAS IMPOSITIVAS

Destinação de verbas à segurança da cidade é tratada entre vereadores e CDL

Cerca de R$ 3 milhões foram destinados pelos vereadores para reforçar a segurança pública de Passo Fundo. Os recursos foram viabilizados por meio de emendas impositivas parlamentares ao orçamento municipal, atendendo a uma demanda do setor empresarial e da população da cidade por reforço no videomonitoramento. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-PF) apresentou a pauta à Câmara, encampada pelos vereadores na elaboração de suas emendas individuais ao longo dos últimos anos.

O assunto foi abordado em reunião promovida pela CDL, na noite de quarta-feira (06), no salão de eventos da entidade, liderada pelo presidente Evandro Pereira da Silveira e diretoria. “É um encontro para agradecer a Câmara de Vereadores de Passo Fundo pelo apoio a diversos projetos da entidade. Boa parte dos vereadores fez a destinação, permitindo que a gente possa contribuir com a Prefeitura para a instalação de mais câmeras de vigilância”, pontuou Silveira, destacando que, para este projeto de videomonitoramento em andamento, foram cerca de R$ 560 mil, “o que é importante não somente para o comércio, mas para a população como um todo”, reiterou ele.

Conforme detalhou, a iniciativa se viabiliza por meio do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que recebe os recursos, e, dentre outras ações, faz a cotação de custos dos equipamentos. Já o projeto técnico para a localização das câmeras, por exemplo, é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do município. O Consepro é presidido por Wilson Ceolin, também presente no evento.

O presidente do Parlamento, Saul Spinelli (PSB), recordou que, além dos R$ 560 mil destinados a esse projeto em andamento, em anos anteriores, incluindo Legislaturas distintas, a Câmara aportou mais emendas à segurança, reforçando o Projeto Guardião de videomonitoramento. “Estamos aqui comemorando as muitas conquistas ao longo dos anos. Através das emendas impositivas, o Legislativo tem cerca de R$ 11 milhões ao ano, sendo que metade deve ser para a saúde e o restante de livre investimento em pautas da comunidade. Para a segurança, em outros anos, já foi direcionado R$ 1,6 milhão em uma ocasião, após outro montante de mais de R$ 1 milhão, além de recursos para outras áreas. Estamos, assim, pensando uma cidade hoje, mas olhando para o futuro”, enfatizou o presidente.

Além de Saul e membros da diretoria da CDL, o evento contou com a presença dos vereadores Alberi Grando (MDB), Altamir dos Santos (PDT), Rodinei Candeia (Republicanos), Ada Munaretto (PL), Regina dos Santos (PDT), Rafael Colussi (União Brasil), Janaína Portella (MDB), Tadeu Trindade (PSD), Ernesto dos Santos (PDT), Rufa Soldá (Progressistas), Gio Krug (PSD), Michel Oliveira (PSB), Renato Tiecher (PL), Eva Valéria Lorenzato (PT), Indiomar dos Santos (Progressistas), Evandro Meireles (PSDB) e Leandro Rosso (PSD).

Fotos: Comunicação Digital/CMPF