EMPREENDEDORISMO FEMININO

Câmara participa de formatura de mulheres em projeto social

A Câmara Municipal de Vereadores, através do presidente, vereador Saul Spinelli (PSB), participou da formatura de um grupo de mulheres no projeto Amplitude Moda Circular. O evento aconteceu no Hub Aliança na tarde de sexta-feira (07).

O projeto Amplitude Moda Circular é desenvolvido em Passo Fundo através de uma parceria entre o Sebrae Regional Norte e a Be8, envolvendo ainda a Universidade de Passo Fundo (UPF) e CUFA (Central Única de Favelas). O objetivo é proporcionar às mulheres em situação de vulnerabilidade social uma capacitação para que elas possam ter um ofício e garantir uma forma de melhorar a renda das suas famílias.

A ação, que teve seu lançamento em novembro de 2023, compreende desde a formação em economia circular, passando por capacitação empreendedora, na qual também foram instruídas a olharem sua atividade como um negócio aprendendo sobre gestão financeira, vendas, comercial e modelagem de negócios. Durante todo o processo, as mulheres que participam da ação aprendem a fazer corte e costura de tecidos. Nas oficinas a matéria prima utilizada é o tecido dos uniformes que seriam descartados pela Be8, que é transformado em eco bags e são utilizados no dia a dia da empresa.

Para a responsável pelo projeto junto a regional Norte do Sebrae, Julia Colnaghi Lavall, o projeto é um grande diferencial para essas participantes. “Procuramos atuar despertando nelas uma melhor perspectiva de futuro, onde elas possam usar suas habilidades para empreender, e empoderarem-se em suas decisões, ajudando assim na melhoria de vida das suas famílias”, afirmou Julia.

O presidente da Câmara, vereador Saul Spinelli agradeceu as empresas e entidades envolvidas no projeto e parabenizou as mulheres que aceitaram o desafio de participar desta ação. “É muito gratificante ver o resultado desse trabalho, ver essas mulheres protagonistas das suas histórias, fazendo a diferença dentro de suas casas e junto às suas famílias. Parabéns a todos os envolvidos, que abraçaram essa ideia, promovendo o fortalecimento da liderança e do empreendedorismo feminino”, destacou Spinelli.

Os encontros do Amplitude Moda Circular são realizados no Espaço de Negócios do Sebrae de Passo Fundo e atualmente, fazem parte do programa, entre participantes e mentoras, 50 mulheres. O programa segue para uma segunda etapa, onde as mulheres terão o compromisso de atender uma encomenda para produção de mais 450 itens.

Foto: Comunicação Digital/CMPF