SOLENE NA CÂMARA

Com 30 mil alunos formados, Escola João de Césaro celebra 50 anos

Fundada no dia 10 de junho de 1974, a Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro comemora 50 anos de atividades em 2024. Para celebrar a trajetória, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo realizou, na noite de segunda-feira (10), uma Sessão Solene proposta pela vereadora Regina Costa dos Santos (PDT). Acompanhada por um Plenário Sete de Agosto lotado, a solenidade retomou fatos históricos e engrandeceu a contribuição da instituição à formação de mais de 30 mil estudantes ao longo das décadas.

Na mesa oficial, o presidente da Câmara, Saul Spinelli (PSB), abriu os trabalhos, ao lado do vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes; da coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Carine Weber; do diretor da escola homenageada, Vanderlei Lopes, e do vice-diretor, Orlando Marcelino da Silva Filho. A Sessão contou, ainda, com a presença dos vereadores Eva Valéria Lorenzato (PT), Professor Gringo (PDT), Evandro Meireles (PSDB), Michel Oliveira (PSB), Gio Krug (PSD), Ada Munaretto (PL) e Ernesto dos Santos (PDT); alunos e ex-alunos, representantes de instituições públicas e privadas.

Spinelli lembrou que estudou na instituição, e ressaltou o acolhimento promovido pela banca de professores e funcionários aos alunos. “A escola sempre trabalhou muito a questão da cidadania, mostrando a importância da nossa ação, da nossa participação na construção do meio que a gente vive. Estar na presidência da Câmara neste momento, quando temos a proposição da vereadora Regina para esta Sessão Solene, é um privilégio! Sempre digo que nós somos um pouco de todos aqueles que passam pela vida da gente. A gente sempre aprende, leva alguma coisa. Eu trago comigo muito dos meus professores”, expressou.

Impacto no desenvolvimento social

A proponente da homenagem - que é professora de carreira - registrou que a escola desenvolve um trabalho de qualidade e competência na educação pública, inserindo no mercado de trabalho e incentivando a formação integral de seus alunos, “qualificando-os para enfrentar novos desafios e participar do desenvolvimento social”. “É uma escola que tanto já contribuiu, contribui e com certeza vai continuar contribuindo por muitos anos, sobretudo no desenvolvimento econômico do nosso município. É importante dizer que a Escola João de Césaro cumpre um papel que vai muito além das questões profissionais. Ao longo desses 50 anos, muitos jovens e adultos passaram pela escola, mas ela tem um papel também na cidadania, no desenvolvimento. Quando a gente investe em educação, investe na nossa cidade como um todo. E quando se fala no mundo do trabalho, os cursos profissionalizantes são essenciais. A João de Césaro há 50 anos faz a diferença na vida de muitas pessoas”, enalteceu a vereadora Regina.

Ao agradecer pelo reconhecimento do Parlamento, Vanderlei Lopes disse ser gratificante ocupar o cargo de diretor no momento em que a escola completa o seu cinquentenário. “Mas também é um grande incentivo a nós, que procuramos estar com nossos cursos atualizados e cada vez recebendo mais alunos, colocando-os no mercado de trabalho”, resumiu. Na tribuna, o vice-diretor, Orlando Marcelino da Silva Filho, falou em nome da instituição, pontuando sobre a inserção social do educandário. “É uma escola que atinge toda a região, e sempre tivemos uma participação em várias atividades da comunidade, desde a questão ambiental, cultural, artística, e, mais recentemente, envolvida em todos os projetos que a municipalidade tem em relação à preparação para o mercado de trabalho, seja para o primeiro emprego, e várias outras questões sociais importantes, combatendo o preconceito, a opressão, por exemplo. São trabalhos que a escola desenvolve além da profissionalização, pelo entendimento de que ela não é só a tecnologia, é também a valorização do homem, inserindo-o nessa sociedade para transformá-la”.

Histórico

A Escola Estadual João de Césaro foi criada em 10 de junho de 1974, na Rua Erechim, nº 65, no Bairro Vera Cruz, com o nome de Centro de Artes, Ciências e Tecnologia. O CACT atendia alunos de 7ª e 8ª séries de escolas da rede pública do ensino fundamental de Passo Fundo, nas áreas técnicas comerciais, industriais, domésticas, agrícolas, ciências e artes. Em 1979, passou a se chamar Centro Interescolar Municipal de 1º Grau João de Césaro, atendendo alunos de escolas estaduais e particulares em diferentes cursos de educação profissional nível básico.

A nomenclatura atual foi adotada em 2002, agregando, nos anos seguintes, novas qualificações técnicas nas áreas da Informática, Secretariado e Nutrição e Dietética. Atualmente, são cerca de 300 alunos (que concluíram ou estão no ensino médio) atendidos por 32 servidores. “As pessoas que passaram e passam pela escola demonstram um afeto muito grande, através de relatos carinhosos, em relação aos conhecimentos adquiridos”, finalizou a vereadora Professora Regina.

Como forma de materializar a homenagem, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo entregou uma Placa aos representantes da Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro.

Fotos: Comunicação Digital/CMPF