CIDADANIA

Câmara participa de atividade com alunos sobre liderança e papel do Legislativo

O presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Saul Spinelli (PSB), participou na tarde dessa terça-feira (09) de uma atividade com os alunos dos terceiros anos da Escola Notre Dame Menino Jesus. Juntamente com o jornalista Cristian Queiróz, Spinelli falou com os estudantes sobre o trabalho da Câmara de Vereadores, a representatividade da comunidade passo-fundense através do Parlamento e sobre a importância do voto em uma democracia.

A ideia do bate-papo surgiu após a escolha dos representantes de turma, quando ocorreu uma eleição entre os alunos. Entendendo a importância do processo e a responsabilidade daqueles que são os escolhidos, as professoras e coordenadoras organizaram o encontro, que também contou com a manifestação de Queiróz abordando o trabalho da imprensa na divulgação e fiscalização das atividades políticas.

Segundo uma das coordenadoras da atividade, professora Taís Loss, é importante trabalhar nos estudantes a liderança, para que compreendam o papel crucial que um líder desempenha no ambiente escolar. “Queremos reforçar que um líder de turma não é eleito apenas para ajudar a turma, mas também deve ser amigo e parceiro de todos, tornando-se capaz de conquistar a confiança e ter o respeito e a admiração de todos com quem convive. Ele deve buscar a resolução de problemas de forma inteligente, pelo diálogo, pela ação e pelo cooperativismo”, explica.

Saul Spinelli disse que essa troca de ideias é salutar e deveria acontecer rotineiramente nas escolas a fim de despertar a consciência dos cidadãos que no futuro irão decidir os rumos da sociedade. “Vejo com bons olhos esse tipo de atividade para formarmos em nossas crianças o entendimento sobre a importância e a responsabilidade da escolha dos representantes, seja em uma turma de escola, na Câmara, na prefeitura ou para o presidente do país”, destacou.

Foto: Comunicação Digital/CMPF