Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

Sétimo Núcleo do CPERS/Sindicato completa 50 anos

Sessão Solene na Câmara enalteceu atuação da entidade na defesa da educação

O Sétimo Núcleo do CPERS/Sindicato chega aos 50 anos de atuação na região do Planalto Norte do estado neste mês. Para reconhecer o trabalho na defesa dos direitos dos professores e da educação pública, a Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo promoveu, na noite de segunda-feira (23), uma Sessão Solene no Plenário Sete de Agosto.

A cerimônia ocorreu por iniciativa da Mesa Diretora, aprovada em Plenário por unanimidade, e foi coordenada pela vereadora Janaína Leite Portella (MDB), 1ª secretária da Mesa; ao lado da secretária-adjunta de Educação, Angelita Scottá, representando o Executivo Municipal; da representante da 7º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Aidaci Zamin; e do diretor-geral do 7º Núcleo do CPERS, Orlando Marcelino da Silva Filho. Também estiveram presentes as vereadoras Eva Valéria Lorenzato (PT), Regina Costa dos Santos (PDT), o vereador Michel Oliveira (PSB), além de membros do sindicato, educadores e comunidade em geral.

Falando em nome da Câmara na tribuna, a vereadora Regina enalteceu a atuação do núcleo em relação aos direitos da categoria que representa, em prol da escola e sua contribuição para os avanços sociais do município. “Sou professora, servidora pública e me sinto muito honrada em falar aqui aos colegas de profissão. Sou testemunha da luta diária em defesa da educação pública de qualidade. Educação traz desenvolvimento e os sindicatos lutam para que a educação possa cumprir com o seu papel. Se temos essa cidade pujante, devemos muito ao Sétimo Núcleo. O título de ‘Cidade Educadora’ que tem Passo Fundo é em grande parte devido, também, à atuação desse núcleo, que promove e participa de muitos debates sobre a educação, mas também sobre as pautas gerais de interesse da nossa comunidade”, disse a parlamentar, que é professora da rede municipal. Apontou, ainda, para a necessidade de avanços no setor, como a maior valorização dos profissionais pelos governantes.

 

Fundado em 14 de setembro de 1974, o 7° Núcleo do CPERS conta com cerca de três mil e duzentos filiados no seu quadro social. De um total de 42 núcleos existentes no Rio Grande do Sul, a unidade sediada em Passo Fundo é a quarta maior, abrangendo 25 municípios.

 

Ao retomar o trabalho da entidade representativa, Orlando Marcelino ressaltou a tradição na organização de eventos políticos, culturais e cientificismo, assim como a participação nos diferentes movimentos sociais, num compromisso maior de defender a educação pública gratuita e de qualidade. “O sindicato é um instrumento dos professores e funcionários de escola, para levantar suas bandeiras e suas lutas, muito além das questões salariais. Também temos cumprido, principalmente nos últimos anos, um papel importante, em nosso entender, além das questões da educação. Qualquer bandeira de reivindicação dos movimentos sociais, da comunidade, está lá os 7° Núcleo apoiando, impulsionando, ajudando na organização”, frisou, ao demonstrar agradecimento pela homenagem da Câmara. “Estamos muito felizes, vendo aqui vários colegas, sentindo a importância do reconhecimento. Nós, enquanto educadores, em boa parte da nossa trajetória, temos essa dificuldade de receber o reconhecimento da sociedade pelo nosso papel, pela importância social que a gente tem”.

Para simbolizar e registrar a homenagem, o Poder Legislativo do Município de Passo Fundo entregou uma placa ao Sétimo Núcleo do CPERS.

Fotos: Comunicação Digital

Galeria de fotos