NOTÍCIA
Trabalho do CASE de Passo Fundo é reconhecido em Solene na Câmara
Instituição é responsável pela ressocialização de jovens, com projetos de educação e profissionalização
A Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene em homenagem ao Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (CASE) de Passo Fundo, marcando os seus 22 anos de fundação. A solenidade, na noite dessa quarta-feira (25), enalteceu o trabalho promovido pela instituição para a reinserção social de jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa foi da Mesa Diretora da Casa Legislativa.
Realizada no Plenário Sete de Agosto, o presidente da Câmara, Saul Spinelli, coordenou os trabalhos na Mesa oficial, ao lado do representante do Executivo Municipal, o secretário de Finanças, Dorlei Maffi; do Poder Judiciário, o juiz Dalmir Franklin de Oliveira Junior; do Ministério Público, Cleonice Aires; da Defensoria Pública, Anelise Sturm; do presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul, José Stédile; e da diretora do CASE Passo Fundo, Katiane Bier. Também participaram os vereadores Luizinho Valendorf (PSDB), Janaína Portella (MDB), Ernesto dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Michel Oliveira (PSB) e Regina Costa dos Santos (PDT).
Na tribuna, Saul ressaltou que o CASE de Passo Fundo - que abrange 144 municípios - representa um marco na implementação de um novo modelo de atendimento socioeducativo. Desde sua fundação em 2002, já acolheu cerca de 2,6 mil jovens, investindo em projetos de educação, profissionalização e reinserção social. “É um trabalho gigante, que aos 22 anos coleciona muitas vitórias. Os que lá estão têm que ter condições de recuperação, porque eles vão voltar para a sociedade. Temos que fazer uma reflexão sobre o que fazemos para a recuperação dos nossos jovens, e, além disso, sobre o atendimento lá na vila, lá no bairro, de que tipo de trabalho estamos fazendo para evitar que eles, em algum momento, cometam um ato infracional”, ponderou o presidente da Câmara.
O CASE é uma das unidades da Fundação de Atendimento socioeducativo (Fase) no Rio Grande do Sul, órgão responsável pela execução das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade do Estado. Seu diretor, José Stédile, reforçou que o atendimento realizado compreende desde a educação à assistência em saúde. “Em muitos casos, na unidade, esses jovens começam a receber coisas que nunca tiveram, como cuidado com os dentes, com a saúde, passam a ter espaço para ir à escola, eles são tratados todos iguais, têm acesso ao esporte, cultura, lazer. É importante para eles, mas é importante também para a comunidade, porque esses meninos não estarão na rua continuando a dar insegurança à sociedade”.
A diretora do CASE, Katiane Bier, pontuou sobre o foco na individualização do atendimento e na valorização dos projetos de vida dos jovens. “O nosso trabalho faz emancipar pessoas, resgatar a dignidade em suas vidas, mostrando aos nossos adolescentes que existe um novo caminho, que é possível reescrever a história e que sempre haverá um recomeço”, registrou, ao estender a homenagem a todos os funcionários. “Me sinto honrada em ter ao meu lado profissionais tão comprometidos e abnegados em sempre dar o seu melhor para realizar de fato a socioeducação e fazer com que os nossos adolescentes tenham mais do que chances na vida, mas que conheçam os reais valores do ser humano”.
Egresso da instituição, hoje empresário do ramo da construção civil e palestrante, Mateus Hélio ocupou a tribuna fazendo um relato do impacto em sua trajetória do atendimento que recebeu. “Foi fundamental em minha vida e na de minha família. No CASE, tive a oportunidade de concluir o ensino médio, de participar de diversos projetos sociais. Recebi o acolhimento que não tive em casa”, comentou.
Homenagens
Para simbolizar e registrar a homenagem, o Poder Legislativo do Município de Passo Fundo entregou uma placa ao Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo.
Na mesma ocasião, a diretoria da instituição fez a entrega de uma lembrança - confeccionada nos projetos Origame e de Robótica do CASE - como forma de agradecimento a todos os diretores, funcionários e parceiros na realização do trabalho socioeducativo.
Banda Liberdade
A Sessão Solene contou, ainda, com a apresentação da Banda Liberdade. Criado em 2009, o projeto é desenvolvido nas dependências do CASE, através de aulas de canto, leituras de partituras e músicas dos mais variados gêneros, manuseio dos instrumentos musicais, vídeos e outras dinâmicas educativas. Participam do projeto adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade com idade entre 14 e 20 anos.
Fotos: Comunicação Digital/ CMPF