NOTÍCIA
Legislativo segue acompanhando situação dos moradores do Ed. Gralha
Proprietários solicitam suspensão da cobrança do IPTU

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo continua acompanhando a situação dos moradores do Edifício Gralha, localizado no bairro Edmundo Trein, a Cohab I.
Nesta semana, o Poder Legislativo, através do presidente Saul Spinelli, recebeu a visita de uma das moradoras, Rose dos Santos, buscando alternativas para a situação que, embora judicializada, ainda causa apreensão às dezesseis famílias proprietárias.
Rose explica que mesmo não podendo morar nos apartamentos devido à interdição, o IPTU segue sendo cobrado, fato que faz com que as finanças de cada grupo familiar fiquem ainda mais comprometidas. “Temos vizinhos que fizeram empréstimos e muitos estão devendo na prefeitura, devido ao imposto que não foi pago. Como vamos pagar o IPTU de algo que não moramos? Alguns ainda precisam pagar aluguel e o IPTU de suas moradias provisórias. Todos estamos com medo de entrar em dívida ativa, por isso faço um apelo à prefeitura para que o IPTU não seja mais cobrado”, explica Rose.
O presidente da Câmara de Vereadores revela que o Legislativo segue prestando o suporte aos moradores que em 2016 tiveram que sair do edifício, no sentido de buscar uma negociação pela suspensão da cobrança do IPTU. “Estamos fazendo um movimento aqui no Parlamento para ajudar essas pessoas. As famílias estão sem ter onde morar, pagando aluguel, morando na garagem de parentes, pessoas de idade voltaram a trabalhar para poder pagar suas contas. Muitos estão com o IPTU atrasado e não estão ocupando seus apartamentos. A Câmara vai tratar com o Executivo e se necessário, com o Judiciário, para tentarmos resolver essa situação”, afirma Spinelli.
O Edifício Gralha foi interditado pelos Bombeiros por tempo indeterminado em 2016 devido a problemas estruturais na edificação, construída há cerca de 40 anos. Há um processo tramitando na Justiça, com decisão de primeira instância pela indenização dos proprietários.
Foto: Comunicação Digital/CMPF