NOTÍCIA
Câmara de Vereadores homenageia os 90 anos do CREA-RS
Sessão Solene reconheceu atuação da entidade e sua contribuição ao desenvolvimento das comunidades
Ao completar 90 anos de atuação, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A solenidade, proposta pelo vereador Ernesto dos Santos (PDT) e aprovada por unanimidade em Plenário, foi uma oportunidade para celebrar o trabalho dos profissionais da área, cuja atuação tem sido fundamental para o desenvolvimento do estado e do país ao longo de quase um século.
A sessão foi coordenada pelo presidente da Câmara, Saul Spinelli; ao lado do representante do Executivo Municipal, o secretário de Obras, Rubens Astolfi; do engenheiro sanitarista e coordenador das Inspetorias do CREA, Gabriel Costa Konig, e da engenheira eletricista, inspetora-secretária da Inspetoria do CREA em Passo Fundo, Gabrielli de Carli da Silva. Também estiveram presentes as vereadoras Ada Munaretto (PL), Eva Valéria Lorenzato (PT), Regina Costa dos Santos (PDT), e os vereadores Ernesto dos Santos (PDT) e Gio Krug (PSD).
Na tribuna, o proponente mencionou que os profissionais do CREA-RS têm papel importante para o desenvolvimento econômico no campo e na cidade, presentes em obras, edifícios, indústrias, estradas e lavouras, por exemplo. “É uma entidade que muito contribui para a evolução e o crescimento de Passo Fundo, orientando e fiscalizando. Eu, como integrante da área da construção, também tenho uma ligação com essa entidade, onde busquei orientações importantes no início da empresa”, registrou o vereador Ernesto dos Santos, também empresário da construção civil.
Na mesma linha, Saul pontuou que, em suas nove décadas de fundação, o CREA inovou para garantir o exercício legal das profissões regulamentadas e principalmente a segurança da sociedade. “A gratidão é a maior virtude do ser humano, e o que estamos fazendo aqui hoje é um ato de gratidão a uma entidade quase centenária, que preconiza e trabalha para manter o alto nível do que é executado”, disse ele, ao recordar de edificações históricas de Passo Fundo e enaltecer, ainda, o peso econômico e social da agricultura.
O CREA
No país, somam-se mais de 1,5 milhão de profissionais registrados, destes, mais de 86 mil estão no Rio Grande do Sul, que conta com 26 mil empresas registradas. Como entidade representativa, são 44 Inspetorias que cobrem todo o território gaúcho, sendo que em Passo Fundo o ano de 1975 marcou a instalação da regional, que abrange 37 municípios e mais de três mil profissionais em sua jurisdição. Esse histórico no Brasil e no estado foi retomado na tribuna por Gabriel Costa Konig. “É uma trajetória alicerçada na valorização dos profissionais e na contribuição para o desenvolvimento e a segurança da sociedade”, disse, frisando que a regulamentação, o fortalecimento e o ensino representam um tripé da entidade. “Nessas décadas, celebramos as Engenharias, a Agronomia e as Geociências que transformam o Rio Grande, deixando de legado uma melhor qualidade de vida a toda a população gaúcha. Nesse ano, quando o nosso estado sofreu com eventos climáticos extremos, os nossos profissionais se uniram para ajudar na retomada e seguem trabalhando para isso”, complementou Gabrielli de Carli da Silva, ao agradecer pelo reconhecimento recebido no Legislativo.
Para simbolizar e registrar a homenagem, o Poder Legislativo do Município de Passo Fundo entregou uma placa ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul – CREA-RS.
Fotos: Comunicação Digital CMPF